Institucional
2 de março de 2018
- Kasznar Leonardos
Bruno Dias, trainee técnico do setor de Patentes, conquista o 1º lugar no Concurso de Monografias da ABAPI
O último dia 28 de fevereiro foi de muito orgulho não só para Bruno e sua família, mas também para Kasznar Leonardos, quando foi celebrada a premiação do Concurso de Monografias – Concurso Dr. Denis Borges Barbosa, promovido pela Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI). Bruno foi o primeiro colocado na categoria estudante com o trabalho de autoria própria intitulado “Inovação Relacionada às Ligas com Memória de Forma (Shape Memory Alloys – SMAs) através de Documentos Patentários”.
Bruno conta que desde o início da faculdade estuda mais a fundo sobre esse tipo de liga: “As ligas com memória de forma são classificadas como materiais inteligentes, devido à sua capacidade de adaptação às mudanças nas condições do ambiente onde são inseridas. Recentemente, essas ligas têm chamado a atenção de cientistas e engenheiros de diversas especialidades por possuírem características funcionais únicas que as distinguem de materiais convencionais, como o aço, alumínio e outras ligas. Graças à essas propriedades formidáveis das ligas com memória de forma, relacionadas a fenômenos de natureza metalúrgica, o desenvolvimento de novas tecnologias em áreas como biomecânica e medicina, aeroespacial, automobilística e construção civil é possibilitado”, complementa.
Em sua monografia completa, Bruno também destaca as principais tendências a respeito dos documentos patentários relacionados a tais ligas, refletindo suas principais características e aplicações no Brasil e no mundo, de modo a definir seus principais depositantes, as principais classificações e a quantidade de publicações por ano.
Bruno Dias é Bacharel em Engenharia Mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e Trainee Técnico em Patentes de Kasznar Leonardos.
Últimas notícias relacionadas
28 de janeiro de 2026
Kasznar Leonardos é ranqueado no WTR 1000 2026
É com prazer que anunciamos que Kasznar Leonardos foi ranqueado como escritório de referência na área de Marcas, categoria Ouro, pelo World … Kasznar Leonardos é ranqueado no WTR 1000 2026
13 de novembro de 2025
Fomos ranqueados no Best Lawyers Brazil 2026
Temos a honra de anunciar que Kasznar Leonardos foi reconhecido como Escritório de Propriedade Intelectual do Ano pelo Best Lawyers Brazil 2026. … Fomos ranqueados no Best Lawyers Brazil 2026
27 de outubro de 2025
Legal 500 reconhece sócios do Kasznar Leonardos
Temos a honra de anunciar que nossos sócios Gabriel Leonardos, Elisabeth Kasznar e Rafael Lacaz foram reconhecidos como Leading Partners pelo Legal 500. A … Legal 500 reconhece sócios do Kasznar Leonardos