Por Gabriel da Fonseca Cavalcante
6 de setembro de 2024
Bioinsumos da Amazônia: Oportunidades Inexploradas
A Amazônia, com sua rica biodiversidade, esconde um enorme potencial em bioinsumos, um tesouro que o Brasil ainda não aproveitou plenamente.
Atualmente, existem mais de 43 mil patentes registradas no mundo utilizando insumos amazônicos, mas apenas 9% dessas patentes pertencem ao Brasil. Entre os bioinsumos mais explorados globalmente estão o cacau e a mandioca, que dominam 82% dos registros de patentes no mundo e 66% no Brasil. Entretanto, há muitos outros insumos com grande potencial inexplorado, como o cubiu, o ajuru e o patauá.
As universidades públicas desempenham um papel de vanguarda na inovação, representando a maioria dos depositantes de patentes associadas ao patrimônio genético da biodiversidade brasileira. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) destaca que o investimento em pesquisa e desenvolvimento na área de bioinsumos da Amazônia é essencial para fortalecer o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil.
A bioeconomia amazônica pode se tornar um dos pilares do desenvolvimento sustentável no país, mas isso só será possível com investimentos robustos em inovação e proteção dos recursos naturais.
Para aqueles que têm interesse em conhecer mais sobre bioeconomia e patentes de bioinsumos, a equipe de especialistas do Kasznar Leonardos está pronta para ajudar. Entre em contato pelo e-mail mail@kasznarleonardos.com.
Últimas notícias por Gabriel da Fonseca Cavalcante
9 de setembro de 2024
Kasznar Leonardos é vencedor do LMG Life Sciences
Temos a honra de anunciar que o Kasznar Leonardos venceu o prêmio de Escritório de Propriedade Intelectual do ano do Brasil no … Kasznar Leonardos é vencedor do LMG Life Sciences
6 de setembro de 2024
Bioinsumos da Amazônia: Oportunidades Inexploradas
A Amazônia, com sua rica biodiversidade, esconde um enorme potencial em bioinsumos, um tesouro que o Brasil ainda não aproveitou plenamente. Atualmente, … Bioinsumos da Amazônia: Oportunidades Inexploradas
8 de dezembro de 2022
Agricultura sustentável, tecnologias verdes e Propriedade Intelectual no Brasil
Nossa sócia Priscila Kashiwabara e os especialistas Breno Alves and Gabriel Cavalcante publicaram, na última semana, o artigo “Sustainable agriculture, green technologies and IP in Brazil” no Global … Agricultura sustentável, tecnologias verdes e Propriedade Intelectual no Brasil