Artigos
1 de abril de 2024
Kasznar Leonardos publica artigo sobre IAG e Possíveis Infrações de Patentes na Revista da ABPI
Nosso sócio Tarso Machado e o especialista técnico em patentes Daniel Costa tiveram o artigo “Inteligência Artificial Generativa e Possíveis Infrações de Patentes: Um estudo no Contexto Brasileiro” publicado na Revista da ABPI recentemente.
O ponto central do artigo é a interseção entre a Inteligência Artificial Generativo (IAG) e patentes no âmbito brasileiro. Eles discutem desafios relacionados aos direitos autorais, patenteabilidade, autoria e a possibilidade de infração.
São criados 3 cenários de exemplo para testar a infringibilidade ou não de patente por invenção criada através de IAG no Brasil, além da confecção de uma análise de suas implicações.
O artigo completo está disponível para assinantes no site da ABPI. Confira aqui.
Últimas notícias relacionadas
12 de novembro de 2025
A responsabilidade das instituições educacionais na prevenção ao uso de software pirata por seus alunos
O ambiente acadêmico é um espaço essencial para a formação de profissionais e cidadãos conscientes, motivo pelo qual o respeito à legalidade … A responsabilidade das instituições educacionais na prevenção ao uso de software pirata por seus alunos
10 de novembro de 2025
Artigo: A importância dos Cultivares em um cenário de Políticas de Preservação do Meio Ambiente
A bióloga Marisa Momoli é coautora do capítulo “A importância dos Cultivares em um cenário de Políticas de Preservação do Meio Ambiente”, … Artigo: A importância dos Cultivares em um cenário de Políticas de Preservação do Meio Ambiente
30 de outubro de 2025
Acordo Mercosul-Efta fortalece proteção de patentes e amplia oportunidades para exportadores brasileiros
Em artigo publicado no Migalhas, nossos sócios Gabriel Leonardos e Viviane Trojan comentam as nuances do tratato entre o Mercosul e EFTA. … Acordo Mercosul-Efta fortalece proteção de patentes e amplia oportunidades para exportadores brasileiros