Artigos
17 de novembro de 2023
Artigo “How to patent biological materials from 3D printing” para a LSIPR
O artigo “How to patent biological materials from 3D printing”, escrito pela nossa sócia Priscila Kashiwabara e o especialista em patentes Breno Souza, foi publicado pela revista “Life Sciences IP Review”.
O texto discute a aplicação da impressão 3D – mais especificamente da impressão de materiais biológicos em 3D – no campo da medicina. Os autores exploram os desafios e as possibilidades relacionadas à patenteabilidade de biomateriais, como tecidos, células e partes do corpo humano, reproduzidos por meio de impressão 3D no Brasil.
A priori, órgãos de animais e tecidos não considerados elegíveis para proteção pela Lei de Propriedade Industrial do Brasil. Entretanto, o artigo disserta sobre a possibilidade de materiais biológicos serem patenteados por causa de sua composição, assim como pelos métodos e equipamentos relacionados. Segundo os autores, a composição contendo células e outros ingredientes é a chave para assegurar a proteção da “tinta biológica” usada na impressão de novos tecidos humanos.
Saiba mais aqui.
Últimas notícias relacionadas
28 de janeiro de 2026
Dia Internacional da Proteção de Dados: Entre a Maturidade Regulatória e os Novos Desafios da Inteligência Artificial
O Dia Internacional da Proteção de Dados, celebrado em 28 de janeiro, vai além do simbolismo. A cada ano, a data reforça … Dia Internacional da Proteção de Dados: Entre a Maturidade Regulatória e os Novos Desafios da Inteligência Artificial
14 de janeiro de 2026
IAs generativas podem gerar estado da técnica de patentes?
Nosso sócio Tarso Machado e o especialista Rafael Costa publicaram artigo na 23ª edição da Revista Iberoamericana da Propriedade Intelectual discorrendo sobre … IAs generativas podem gerar estado da técnica de patentes?
12 de novembro de 2025
A responsabilidade das instituições educacionais na prevenção ao uso de software pirata por seus alunos
O ambiente acadêmico é um espaço essencial para a formação de profissionais e cidadãos conscientes, motivo pelo qual o respeito à legalidade … A responsabilidade das instituições educacionais na prevenção ao uso de software pirata por seus alunos