Notícias

Newsletter

Atualizações Regulatórias sobre o Trâmite Prioritário em Marcas

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou nesse mês três portarias regulamentando o trâmite prioritário no exame de marcas, com vista a aprimorar a eficiência institucional e alinhar os processos internos a políticas públicas de inovação e inclusão.

Dentre as principais alterações regulatórias, destacam-se:

Portaria INPI/PR nº 27, de 25 de julho de 2025: introduz novas hipóteses de trâmite prioritário gratuito em marcas, sem limite de cotas, para pessoas com mais de 60 anos, com deficiência ou doença grave e empreendedores enquadrados no regime Inova Simples.

Portaria INPI/PR nº 28, de 25 de julho de 2025: regulamenta o Projeto-piloto para requerimento de trâmite prioritário de marcas com base em objetivos estratégicos ou políticas públicas, mediante o pagamento de taxa específica e comprovação da respectiva condição, para as seguintes categorias:

  • Oponente que invoque direito de precedência (art. 129 da LPI);
  • Requerente com registro exigido para liberação de recursos públicos;
  • Parte em ação judicial relacionada à marca;
  • Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs);
  • Titular de produtos ou serviços oriundos de patentes com trâmite prioritário;
  • Projetos com mentoria institucional do INPI;
  • Casos de interesse público ou emergência nacional declarados por ato federal.

Portaria INPI/PR nº 29, de 25 de julho de 2025: estabelece os critérios de recepção de requerimentos de trâmite prioritário de marcas aplicável às modalidades estipuladas na Portaria nº 28, de 25 de julho de 2025, nos seguintes moldes:

  • Vigência: 7 de agosto a 7 de dezembro de 2025;
  • Limite de 1.200 requerimentos no período. Se o limite for atingido, será suspensa a recepção de novos pedidos prioritários;
  • Para cada modalidade será assegurada cota mínima de 100 requerimentos;
  • Máximo de 3 requerimentos por requerente.
  • É possível apresentar novo requerimento suplementado com nova documentação a fim de reverter eventual indeferimento da prioridade, desde que ainda haja cotas disponíveis.

Os requerimentos que não se enquadrarem na prioridade seguirão o trâmite ordinário, com possibilidade de novo pedido futuro.

O INPI publicará estatísticas mensais, no seu portal, sobre o número de protocolos recebidos e atendidos em cada modalidade estratégica.

Nosso time está à disposição para orientações práticas quanto à adequação dos pedidos e estratégias de uso dos novos mecanismos de trâmite prioritário. Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos adicionais, por favor nos contate pelo e-mail mail@kasznarleonardos.com.

Voltar

Últimas notícias relacionadas

2 de fevereiro de 2026

MP nº 1.335/2026: Novos marcos na proteção de Marcas na Copa do Mundo Feminina FIFA 2027

A recente publicação da Medida Provisória nº 1.335/2026, ainda pendente de apreciação pelo Congresso Nacional, introduz um regime jurídico diferenciado que altera MP nº 1.335/2026: Novos marcos na proteção de Marcas na Copa do Mundo Feminina FIFA 2027

Ler notícia

17 de dezembro de 2025

Requerimentos de exame prioritário, incluindo PPH, serão temporariamente suspensos no Brasil para casos de Telecomunicações

Por meio da Portaria 17/2025, publicada em 16 de dezembro de 2025, o INPI anunciou que os requerimentos de exame prioritário, incluindo Requerimentos de exame prioritário, incluindo PPH, serão temporariamente suspensos no Brasil para casos de Telecomunicações

Ler notícia

9 de dezembro de 2025

Revendas Falsas de Software: Um Risco Crescente para Usuários e uma Nova Frente na Proteção de Direitos

Durante anos, a pirataria de software esteve fortemente associada ao download de versões “crackeadas” ou não autorizadas em sites que ofereciam esse Revendas Falsas de Software: Um Risco Crescente para Usuários e uma Nova Frente na Proteção de Direitos

  • Kasznar Leonardos
  • Ler notícia