Artigos
24 de julho de 2020
Criação ou apropriação cultural – Uma análise frente à polêmica sandália da Prada
Nas últimas semanas, a Prada, renomada grife de luxo italiana, foi envolvida em polêmica a respeito de um de seus novos modelos de calçados, integrante da linha pre fall 2020. Trata-se de uma sandália do tipo flat, com padronagem de couro de bezerro trançado a mão, que, no Brasil, pode ser comprada por R$ 4.400.
Com o lançamento da sandália, que, inclusive, faz parte de uma linha com diversos outros acessórios feitos de couro trançado, brasileiros criticaram a grife em suas redes sociais, pois, supostamente, teria havido a prática de apropriação cultural, alegando que a sandália seria uma releitura daquelas produzidas de forma artesanal no Nordeste do país. Mas, será que, de fato, estamos diante da chamada apropriação cultural?
Essa não é a primeira vez que uma grife de luxo é acusada de tal prática. Em 2017, a Dior foi criticada por lançar um colete bordado inspirado em trajes típicos da Romênia. Já em 2019, a estilista Carolina Herrera foi repreendida por usar elementos da cultura indígena mexicana em sua coleção Resort. A cada edição do evento Semana de Moda (fashion week) o tema ganha evidência.
Para conferir este artigo na íntegra, escrito por nossas advogadas Carolina Caetano e Larissa Pietoso, acesse o portal Mundo do Marketing.
Últimas notícias relacionadas
5 de abril de 2022
Os desafios da proteção marcária no ambiente virtual
O tema Metaverso tem se tornado cada vez mais frequente. Embora o assunto ainda seja nebuloso para grande parte da sociedade, as … Os desafios da proteção marcária no ambiente virtual
22 de novembro de 2021
O touro indomável da Bolsa e os direitos autorais
Sim, o título deste pequeno texto é inspirado no nome em português da magistral obra audiovisual dirigida por Martin Scorsese, exibida nos … O touro indomável da Bolsa e os direitos autorais
16 de setembro de 2021
Contagem do prazo prescricional: violação de direitos autorais na internet
Nosso sócio Rafael Lacaz e nossos colegas de Antipirataria & Compliance Ana Clara Farias e Victor Lima explicaram como corre o prazo prescricional de violações de direitos autorais praticadas na internet, em artigo publicado no Migalhas.