Newsletter
25 de junho de 2024
Lançamento do Programa Selo Verde Brasil para Certificação de Produtos e Serviços Sustentáveis
Na última terça-feira, dia 18 de junho de 2024, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, instituiu o Programa Selo Verde Brasil, por meio do Decreto 12.063/2024. A iniciativa visa criar uma estratégia nacional para a normalização e certificação de produtos e serviços brasileiros que atendam a requisitos sustentáveis, a serem definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Entre os critérios que poderão ser incluídos estão a rastreabilidade da produção, pegada de carbono, resíduos sólidos e eficiência energética.
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o programa tem como objetivo melhorar a qualidade dos produtos e serviços brasileiros, aumentar a sustentabilidade nas cadeias produtivas e ampliar a competitividade no mercado interno e externo. Com a instituição do Selo Verde Brasil, de adesão voluntária, o país demonstra que continua investindo na estratégia em desenvolver produtos e serviços com menor impacto socioambiental, para fortalecer a economia verde, incentivar a inovação e a economia circular, assim como ampliar o acesso e aumentar a atratividade de atores e mercados internacionais.
O Selo Verde Brasil será desenvolvido em consonância com padrões nacionais e internacionais, assegurando a reciprocidade, a cooperação regulatória e o reconhecimento mútuo com outros países. A primeira norma técnica do programa está prevista para ser publicada até o primeiro semestre de 2025.
O programa também oferecerá assistência técnica e capacitação para que as empresas participantes possam adaptar seus processos produtivos aos novos critérios de sustentabilidade, com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A criação da estratégia nacional para a normalização e a certificação de produtos e serviços brasileiros que atendam a requisitos sustentáveis e a futura implementação do Selo Verde Brasil representam avanços significativos não apenas na transparência e na sustentabilidade do mercado brasileiro, mas também na abertura de portas a novos mercados internacionais, contribuindo para a inovação e a economia verde global.
Seguimos acompanhando as novidades junto ao MDIC e estamos à disposição para dúvidas e esclarecimentos adicionais por meio do e-mail: mail@kasznarleonardos.com.
Últimas notícias relacionadas
20 de agosto de 2025
STF valida ampliação da base de incidência da CIDE-Remessas
Na última quarta-feira, 13 de agosto de 2025, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento do Tema 914 de repercussão geral … STF valida ampliação da base de incidência da CIDE-Remessas
8 de agosto de 2025
CIDE Tecnologia | Agosto 2025
Em 6 de agosto de 2025, o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento que trata da ampliação da base de incidência … CIDE Tecnologia | Agosto 2025
5 de agosto de 2025
Prevenção e Controle: Como Evitar o Uso de Software Pirata na Estrutura da Sua Empresa
Na economia digital atual, o uso de software é essencial para o funcionamento da maioria das empresas. No entanto, essa dependência traz … Prevenção e Controle: Como Evitar o Uso de Software Pirata na Estrutura da Sua Empresa