Notícias

Análises

2 de janeiro de 2024

Mickey e Minnie em domínio público? No Brasil ainda não!

Neste início de ano, a notícia de que o Mickey e a Minnie caíram em domínio público tem gerado burburinho e, como era de se esperar, alguns questionamentos começam a surgir. Afinal, a entrada do icônico casal de ratinhos da Disney no domínio público significa que eles não estão mais protegidos e podem ser utilizados livremente por qualquer um? Isso se aplica apenas aos Estados Unidos ou vale para o Brasil? Nossa sócia Luciana Minada explica! 

Em 1928, o curta-metragem Steamboat Willie trouxe a público a primeira versão do Mickey Mouse e da Minnie Mouse, personagens que acabaram se tornando verdadeiras referências do mundo mágico da Disney. Exatamente no fim do prazo de direitos autorais nos Estados Unidos – 95 anos contados da primeira publicação -, a figura inaugural da chave do mundo mágico da Disney adentrou um universo inesperadamente sombrio nos Estados Unidos, com a divulgação do primeiro trailer de “Mickey’s Mouse Trap”, filme que retrata o icônico roedor como um assassino sangrento.

No entanto, a utilização por qualquer um e sem necessidade de autorização, desde que respeitados os créditos aos autores e sem que haja associação indevida à marca Disney, só está liberada em solo norte-americano. No Brasil, cuja Lei de Direitos Autorais prevê que a proteção da obra se estende por 70 anos, contados a partir de 1º de janeiro do ano seguinte ao falecimento do autor, ainda temos um tempo até descobrir as possíveis incursões do personagem em solo brasileiro. 

O caso do Mickey e da Minnie ilustra a importância da proteção de marcas e direitos autorais para a preservação do legado e a manutenção da qualidade e autenticidade das obras ao longo do tempo.

Se quiser saber mais sobre Direitos Autorais ou outros assuntos relacionados à Propriedade Intelectual, não hesite em contatar nosso time pelo e-mail mail@kasznarleonardos.com.

Voltar

Últimas notícias relacionadas

5 de setembro de 2025

Marketing de emboscada na Maratona de Buenos Aires reacende debate sobre proteção de direitos em eventos de rua

A Meia Maratona de Buenos Aires foi palco de uma sofisticada ação de marketing da Nike. Embora não fosse patrocinadora oficial do Marketing de emboscada na Maratona de Buenos Aires reacende debate sobre proteção de direitos em eventos de rua

Ler notícia

15 de agosto de 2025

Morango do Amor: Doce tradição ou infração de marca registrada?

O “morango do amor” – doce artesanal com cobertura crocante – virou febre nas redes sociais e pelo Brasil. Com a popularidade, Morango do Amor: Doce tradição ou infração de marca registrada?

Ler notícia

9 de julho de 2025

Plágio na Publicidade – muito além dos limites dos direitos autorais

No dinâmico universo da publicidade, a busca incessante por criatividade e impacto mercadológico é uma constante. Mas essa busca frequentemente esbarra em Plágio na Publicidade – muito além dos limites dos direitos autorais

Ler notícia