Notícias

Artigos

7 de novembro de 2013

O Globo – O estilo tem dono

Às vésperas da semana da moda mais importante da America Latina, São Paulo Fashion Week, e de um dos eventos mais significantes do Brasil, o Fashion Rio, convém chamar a atenção das empresas e profissionais envolvidos neste ramo, para a necessidade de, mais do que nunca, buscar meios e instrumentos para proteger o que é seu, vale dizer, suas Criações de Moda.

Considerada uma das mais poderosas indústrias globais, a moda tem se mostrado relevante também na economia brasileira, principalmente nos últimos anos, em razão do crescimento do poder aquisitivo do mercado consumidor interno, da internacionalização das marcas brasileiras, e da chegada ao país de grifes de luxo estrangeiras.

Naturalmente, uma série de implicações jurídicas tem surgido neste segmento, notadamente, no que se refere à proteção das criações de moda. Afinal, como proteger algo que possui, em sua essência, natureza transitória e sazonal, traduzindo tendências muitas vezes efêmeras para expressar o comportamento, hábitos, sentimentos e valores de uma sociedade em um determinado momento? Afinal, de acordo com a célebre frase do reality show de estilistas “Project Runaway”: “As you know in fashion, one day you’re in. And the next day, you’re out”.

Dentre os inúmeros desafios experimentados pelo mundo fashion no campo da Propriedade Intelectual, destacam-se a dificuldade de adequação da busca pela proteção das criações de moda e a preemente velocidade que a própria indústria impõe aos seus meios de produção, comercialização e consumo, tudo em absoluto contraste com o compasso dos órgãos envolvidos na concessão dos instrumentos jurídicos existentes no Brasil.

Nesse contexto, as características e peculiaridades do mundo fashion têm demandado dos profissionais do direito não apenas conhecimento jurídico, mas também entendimento sobre arte e design, e sobre o próprio processo de criação e produção desse ramo, para o desenvolvimento de uma estratégia de proteção das criações de moda que não atravanque a atividade criativa, o estilo (assinatura) do designer, e nem a sua produção comercial.

A proteção estratégica das criações de moda envolve tanto a escolha e a análise do objeto a ser protegido na coleção criada frente aos vários instrumentos legais disponíveis (desenho industrial, marca, direito de autor, patente, e informações confidenciais), como a adoção de medidas preventivas, como por exemplo, a celebração de instrumentos contratuais com os envolvidos, indicação de data e assinatura dos designers nos croquis, catálogos datados, guarda de e-mails trocados com designers e criadores, etc., tudo com o intuito de subsidiar medidas repressivas, judiciais ou extrajudiciais contra eventuais infratores.

Todavia, para que as criações de moda possam ter a importância e o valor devidamente reconhecidos e assegurados no Brasil, o principal papel será desempenhado pela conscientização dos estilistas, designers e investidores do mundo moda para a necessidade de se proteger o que é seu.
 

Voltar

Últimas notícias relacionadas

14 de janeiro de 2026

IAs generativas podem gerar estado da técnica de patentes?

Nosso sócio Tarso Machado e o especialista Rafael Costa publicaram artigo na 23ª edição da Revista Iberoamericana da Propriedade Intelectual discorrendo sobre IAs generativas podem gerar estado da técnica de patentes?

Ler notícia

12 de novembro de 2025

A responsabilidade das instituições educacionais na prevenção ao uso de software pirata por seus alunos

O ambiente acadêmico é um espaço essencial para a formação de profissionais e cidadãos conscientes, motivo pelo qual o respeito à legalidade A responsabilidade das instituições educacionais na prevenção ao uso de software pirata por seus alunos

  • Kasznar Leonardos
  • Ler notícia

    10 de novembro de 2025

    Artigo: A importância dos Cultivares em um cenário de Políticas de Preservação do Meio Ambiente

    A bióloga Marisa Momoli é coautora do capítulo “A importância dos Cultivares em um cenário de Políticas de Preservação do Meio Ambiente”, Artigo: A importância dos Cultivares em um cenário de Políticas de Preservação do Meio Ambiente

    Ler notícia