Notícias

Análises

6 de fevereiro de 2024

O Império Swift: a proteção em marcas e música

Todos já sabem que a cantora Taylor Swift é um fenômeno da música. Mais recentemente, ela conquistou mais um recorde ao se tornar a única pessoa a vencer quatro vezes o Grammy na categoria “Álbum do Ano” – dessa vez, com seu mais recente álbum, “Midnights”. Mas você sabia que ela também investe em marcas registradas? Nossa advogada especialista em Marcas, Larissa Pietoso, conta mais!

No Brasil, Taylor Swift é titular de quatro registros para seu nome. É importante lembrar que, no caso de registro de nomes artísticos, a Lei da Propriedade Industrial exige o consentimento do titular, herdeiros ou sucessores para o registro do nome como marca.

Ao redor do mundo, a cantora também possui registros de marcas em diversos países, como Canadá, Suíça e China. Como regra, o registro de marcas é territorial, o que significa que, para ter validade, deve ser registrado em cada um dos escritórios marcários do país onde a proteção é buscada.

Em alguns locais, há registro não apenas do nome artístico, mas também dos nomes dos álbuns, como “TAYLOR SWIFT MIDNIGHTS”, registrado na China. Além disso, a assinatura da cantora também possui registro nos Estados Unidos. A famosa turnê “The Eras Tour”, que continua rodando o mundo, também é uma marca registrada em alguns países.

Taylor Swift não é apenas uma das cantoras mais prestigiadas do mundo, mas também um exemplo de como gerir seus ativos de propriedade intelectual. E se você deseja gerir os seus, entre em contato conosco em mail@kasznarleonardos.com!

Voltar

Últimas notícias relacionadas

4 de dezembro de 2025

Do Canva ao INPI: o caminho para exclusividade e segurança jurídica

As recentes campanhas do Canva, estrelando nomes como Gracyanne Barbosa e Xuxa, acertaram em cheio ao mostrar como o design se tornou Do Canva ao INPI: o caminho para exclusividade e segurança jurídica

Ler notícia

5 de setembro de 2025

Marketing de emboscada na Maratona de Buenos Aires reacende debate sobre proteção de direitos em eventos de rua

A Meia Maratona de Buenos Aires foi palco de uma sofisticada ação de marketing da Nike. Embora não fosse patrocinadora oficial do Marketing de emboscada na Maratona de Buenos Aires reacende debate sobre proteção de direitos em eventos de rua

Ler notícia

15 de agosto de 2025

Morango do Amor: Doce tradição ou infração de marca registrada?

O “morango do amor” – doce artesanal com cobertura crocante – virou febre nas redes sociais e pelo Brasil. Com a popularidade, Morango do Amor: Doce tradição ou infração de marca registrada?

Ler notícia