Notícias

Na Mídia

Justiça brasileira reconhece a proteção ao solado vermelho dos calçados Louboutin: O que muda para o Direito de Marcas?

Nossa sócia Flávia Benzatti Tremura Polli Rodrigues foi convidada pelo LexLegal Brasil para comentar sobre a decisão da justiça brasileira de garantir a proteção do famoso “Solado Vermelho” dos saltos Louboutin.

O veredicto da 13ª Vara Federal do Rio de Janeiro anulou a então decisão do INPI, que havia indeferido o registro da reconhecida sola dos calçados. Esta decisão é um marco no direito marcário brasileiro.

Flávia comentou o caso de distintividade adquirida (secondary meaning) – no qual o característico solado vermelho é associado pelos consumidores à marca. “Até o momento, o reconhecimento do secondary meaning no Brasil é uma construção jurisprudencial que, gradualmente, está sendo aceita pelos tribunais”, comenta.

Confira a matéria completa aqui.

Voltar

Últimas notícias relacionadas

26 de janeiro de 2026

Canetas emagrecedoras do Paraguai são consideradas falsas

Com a febre do uso das canetas emagrecedoras no Brasil e o alto custo do tratamento, tornou-se cada vez mais comum buscar Canetas emagrecedoras do Paraguai são consideradas falsas

Ler notícia

21 de janeiro de 2026

Acordo Mercosul-UE deve aumentar os pedidos de patentes no Brasil

O acordo comercial entre Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e União Europeia, aprovado provisoriamente no último dia 17, traz grandes expectativas Acordo Mercosul-UE deve aumentar os pedidos de patentes no Brasil

  • Kasznar Leonardos
  • Ler notícia

    17 de dezembro de 2025

    Ozempik: STJ decide que patente expirará em 2026, abrindo caminho para versões genéricas

    A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) vetou o pedido da Novo Nordisk pela expansão do prazo da patente da Ozempik: STJ decide que patente expirará em 2026, abrindo caminho para versões genéricas

    Ler notícia