Artigos
24 de outubro de 2023
- Kasznar Leonardos
Ajuste da vigência dos prazos de patentes no Brasil: a formação de um posicionamento pelo Poder Judiciário Brasileiro
O artigo “Ajuste da vigência dos prazos de patentes no Brasil: a formação de um posicionamento pelo Poder Judiciário Brasileiro” (em alemão: “Anpassung der Wirksamkeitsdauer von Patenten in Brasilien: eine Stellungnahme der brasilianischen Justiz”), de autoria do sócio sênior Gabriel Leonardos e dos advogados Lucas Rezende e Jorge Enrique de Azevedo Tinoco, foi publicado no periódico “Mitteilungen” da Associação Teuto-Brasileira de Juristas (DBJV).
Nesse estudo, os autores propõem um olhar empírico para o comportamento atual do Judiciário no que diz respeito às ações que buscam o ajustamento do prazo de vigência de patentes – matéria especialmente relevante após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Direta de Inconstitucionalidade 5.529, que declarou a inconstitucionalidade da norma que garantia a vigência mínima de dez anos às patentes brasileiras.
O periódico “Mitteilungen”, disponível apenas na língua alemã, foi publicado em antecipação à Conferência Anual da DBJV, que começou no dia 19.10.2023, em Karlsruhe, Alemanha.
Leia mais.
Últimas notícias relacionadas
25 de julho de 2025
Artigo “Advertising, Marketing & Promotion Comparative Guide” é premiado pela Mondaq
O artigo “Advertising, Marketing & Promotion Comparative Guide“, escrito pela nossa sócia Fernanda Magalhães e publicado em dezembro de 2024, foi um … Artigo “Advertising, Marketing & Promotion Comparative Guide” é premiado pela Mondaq
14 de julho de 2025
Publicada a terceira edição da “Advertising Law: Retrospectiva Anual”
A terceira edição da “Advertising Law: Retrospectiva Anual”, com representações julgadas pelo CONAR em 2024, já está disponível! A publicação, elaborada pelo … Publicada a terceira edição da “Advertising Law: Retrospectiva Anual”
7 de julho de 2025
WTR 2025: Brasil: navegando pelo arcabouço jurídico de combate à pirataria à medida que os canais de comércio ilícito evoluem’
Nossos sócios Rafael Lacaz e Raquel Barros são os autores do artigo ‘Brasil: navegando pelo arcabouço jurídico de combate à pirataria à … WTR 2025: Brasil: navegando pelo arcabouço jurídico de combate à pirataria à medida que os canais de comércio ilícito evoluem’