Notícias

Artigos

1 de fevereiro de 2010

Artigo 198 da LPI: Apreensão, pelas autoridades alfandegárias, de produtos falsificados sem ordem judicial

1. Hipótese em que se discute a possibilidade de apreensão de pilhas alcalinas da marca Powercell, que imitam produtos da marca Duracell. A imitação foi apurada por perícia e é incontroversa (reconhecida pela empresa). A mercadoria, originária da China e destinada ao Paraguai, encontrava-se em trânsito pelo território brasileiro, em entreposto aduaneiro.
 
2. O tribunal de origem afastou a possibilidade de apreensão, pois seria necessária a existência de inquérito penal ou ação do interessado.
 
3. Ocorre que o artigo 198 da Lei n° 9.279?1996 é expresso ao admitir a apreensão de ofício, ou seja, realizada pela própria autoridade aduaneira, sem qualquer pedido ou ordem judicial.
 
4. A autoridade brasileira é soberana na aplicação da lei em seu território (princípio da territorialidade), ainda que com relação a produtos em trânsito, destinados a terceiro país.
 
5. Agravo regimental provido.
Voltar

Últimas notícias relacionadas

6 de agosto de 2025

Atenção aos reajustes de retribuiçõe do INPI

O cenário da Propriedade Intelectual (PI) no Brasil passou por uma atualização relevante com a publicação da Portaria GM/MDIC n.º 110/2025 e Atenção aos reajustes de retribuiçõe do INPI

Ler notícia

25 de julho de 2025

Artigo “Advertising, Marketing & Promotion Comparative Guide” é premiado pela Mondaq

O artigo “Advertising, Marketing & Promotion Comparative Guide“, escrito pela nossa sócia Fernanda Magalhães e publicado em dezembro de 2024, foi um Artigo “Advertising, Marketing & Promotion Comparative Guide” é premiado pela Mondaq

Ler notícia

14 de julho de 2025

Publicada a terceira edição da “Advertising Law: Retrospectiva Anual”

A terceira edição da “Advertising Law: Retrospectiva Anual”, com representações julgadas pelo CONAR em 2024, já está disponível! A publicação, elaborada pelo Publicada a terceira edição da “Advertising Law: Retrospectiva Anual”

Ler notícia