Notícias

Na Mídia

26 de outubro de 2022

Pirataria: como barrar o consumo ilegal

Nossa advogada Raquel Corrêa Barros abordou, em entrevista ao Meio & Mensagem, a importância do combate à pirataria esportiva no Brasil. Segundo pesquisa encomendada pela Associação pela Indústria e Comércio Esportivo (ÁPICE), os prejuízos beiram R$9 bilhões às empresas do ramo (como clubes ou fornecedoras de materiais, por exemplo). Além disso representam, também, um prejuízo de mais de R$2 bilhões aos cofres públicos, considerando a não-arrecadação de impostos nesses produtos.

O combate aos produtos contrafeitos é crescente no Brasil e no mundo e pode gerar impactos extremamente positivos às empresas que buscam coibir a prática com a orientação legal correta. Contudo, o caminho em busca de penas mais contundentes aos infratores ainda é longo. “Infelizmente, as penas são baixas e, quando é instaurado um processo criminal, acabam sendo substituídas por pagamentos de multas e não seguem com os processos criminais e, sim, com ações cíveis”, explica Raquel.

Para ler a matéria na íntegra, basta clicar aqui.

Raquel Barros compõe o time de Antipirataria & Brand Protection do Kasznar Leonardos e é Pós Graduada em Propriedade Intelectual e Novos Negócios, Direito Penal e Processo Penal. A advogada atua no desenvolvimento de estratégias, investigações, organização de operações antipirataria.

Voltar

Últimas notícias relacionadas

9 de outubro de 2026

‘Bancão’ da Faria Lima lidera corrida de empresas brasileiras por patentes de IA

Um banco da Faria Lima é o único grupo brasileiro no ranking dos dez maiores depositantes de patentes relacionadas à inteligência artificial … ‘Bancão’ da Faria Lima lidera corrida de empresas brasileiras por patentes de IA

Ler notícia

10 de setembro de 2026

Gabriel Leonardos participa do ABPI Cast

Nosso sócio Gabriel Leonardos é o primeiro convidado do novo ABPI Cast. Para estrear o novo formato, que agora conta também com … Gabriel Leonardos participa do ABPI Cast

Ler notícia

28 de agosto de 2026

Acordo é alternativa à quebra de patente de remédio contra HIV no Brasil, diz advogado

Uma das principais inovações recentes na prevenção do HIV já está aprovada no Brasil, mas ainda cercada por incertezas sobre acesso. O … Acordo é alternativa à quebra de patente de remédio contra HIV no Brasil, diz advogado

Ler notícia