Na Mídia
15 de fevereiro de 2024
Proteção específica para IA ganha força na área de Propriedade Intelectual
Nosso sócio Tarso Machado foi um dos convidados pelo Conjur a comentar sobre a proteção sui generis, uma possível nova categoria de proteção específica para criações envolvendo Inteligência Artificial.
Essa iniciativa surge em um contexto em que se discute se as formas de proteção existentes em Propriedade Intelectual são suficientes para a complexidade das inovações trazidas pela IA. Especialistas vêm reconhecendo que as leis de PI precisam de adaptações para acomodar essas novidades.
As análises de pedido de proteção de patentes costumam levar muito tempo para serem concluídas. Para acompanhar a dinâmica das IAs, seria necessário agilizar esse processo. Uma solução proposta é promover o uso de IA pelos próprios escritórios de Propriedade Intelectual.
Uma das afirmações de Tarso é que a proteção sui generis não deveria passar pelo exame de um ser humano, uma vez que “o racional da criação de uma obra por IA é muito diferente do racional do ser humano”.
Leia a matéria completa aqui.
Últimas notícias relacionadas
22 de outubro de 2026
Pirataria digital no agro leva empresas à Justiça
O aumento de incidentes com pirataria digital em máquinas agrícolas tem levado a uma chuva de processos judiais, além de medidas para … Pirataria digital no agro leva empresas à Justiça
19 de outubro de 2026
Brasil representa só 0,16% das patentes globais de IA generativa, aponta estudo
Apesar de ser a décima maior economia do mundo, o Brasil responde por apenas 0,16% das patentes globais de inteligência artificial generativa, … Brasil representa só 0,16% das patentes globais de IA generativa, aponta estudo
9 de outubro de 2026
‘Bancão’ da Faria Lima lidera corrida de empresas brasileiras por patentes de IA
Um banco da Faria Lima é o único grupo brasileiro no ranking dos dez maiores depositantes de patentes relacionadas à inteligência artificial … ‘Bancão’ da Faria Lima lidera corrida de empresas brasileiras por patentes de IA