Notícias

Newsletter

Relatório de Gestão de 2022 do INPI: panorama de Patentes

O INPI publicou, no último dia 11 de abril de 2023, o Relatório de Gestão referente ao ano de 2022, que destaca os resultados alcançados frente aos objetivos estratégicos e às prioridades definidas pela autarquia no Plano de Ação para aquele ano. O cenário apresentado indica avanços, sobretudo nos projetos com foco na produtividade nas atividades de exame de pedidos de propriedade industrial.

Na área de patentes, foram depositados 27.139 pedidos, sugerindo estabilidade em relação ao ano anterior, no qual houve 26.921 depósitos. 75,2% desses pedidos foram realizados por estrangeiros (dentre estes, os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar, com 28,6% dos depósitos, em seguida, a China, com 6%, seguido da Alemanha, com 5,9%).

Para o exame dos pedidos, é possível notar expressiva redução do tempo para decisão de deferimento ou indeferimento em comparação ao ano de 2021: considerando a contagem a partir do requerimento de exame, atingiu-se a média de 3,9 anos para uma decisão (no Plano de Ação inicial para 2022, a meta era de 3,8 anos), o que representa uma diminuição de 22% em relação ao exercício anterior, cuja média era de 5 anos.

Os números refletem positivamente os esforços do Instituto no Combate ao Backlog de Patentes, que iniciou em 2019. Para uma análise detalhada acerca do Programa em referência, preparamos esta Newsletter específica sobre o assunto.

Ao final de 2022, foi reduzido mais de 92% do backlog. O gráfico abaixo ilustra essa redução, no período de agosto de 2019 a dezembro de 2022, do número de pedidos de patente depositados até 2016 e que continuavam pendentes de exame, conforme apurado pelo INPI:

 

De acordo com o relatório, um dos principais desafios em 2023 é seguir promovendo o aumento dos depósitos de nacionais. Para tanto, foram estabelecidas ações voltadas para a ampliação da presença do INPI nos ecossistemas regionais, o uso e disseminação de inteligência analítica em PI, o desenvolvimento de capital humano em PI e a integração a cadeias globais de valor por meio da PI.

Clique aqui para ler o relatório completo e, caso necessite de qualquer esclarecimento com relação ao tema, não hesite em nos contatar no e-mail: mail@kasznarleonardos.com.

Voltar

Últimas notícias relacionadas

27 de março de 2026

Nova estrutura da ANPD e impactos trazidos pelo ECA Digital

Dentre as recentes publicações relacionadas à Agência Nacional de Proteção de Dados (“ANPD”) destaca-se a publicação do Decreto nº 12.881/2026, que aprova a Nova estrutura da ANPD e impactos trazidos pelo ECA Digital

  • Kasznar Leonardos
  • Ler notícia

    24 de março de 2026

    Publicado o Decreto que Regulamenta o ECA Digital: Elucidação de Parâmetros Técnicos e Ampliação de Responsabilidades das Plataformas

    Por Nancy Caigawa, Larissa Martins, Isabel Cautiero e Maria Moura   Após a promulgação do Estatuto Digital da Criança e do Adolescente Publicado o Decreto que Regulamenta o ECA Digital: Elucidação de Parâmetros Técnicos e Ampliação de Responsabilidades das Plataformas

    Ler notícia

    2 de fevereiro de 2026

    MP nº 1.335/2026: Novos marcos na proteção de Marcas na Copa do Mundo Feminina FIFA 2027

    A recente publicação da Medida Provisória nº 1.335/2026, ainda pendente de apreciação pelo Congresso Nacional, introduz um regime jurídico diferenciado que altera MP nº 1.335/2026: Novos marcos na proteção de Marcas na Copa do Mundo Feminina FIFA 2027

    Ler notícia