Notícias

Newsletter

Relatório de Gestão de 2022 do INPI: panorama de Patentes

O INPI publicou, no último dia 11 de abril de 2023, o Relatório de Gestão referente ao ano de 2022, que destaca os resultados alcançados frente aos objetivos estratégicos e às prioridades definidas pela autarquia no Plano de Ação para aquele ano. O cenário apresentado indica avanços, sobretudo nos projetos com foco na produtividade nas atividades de exame de pedidos de propriedade industrial.

Na área de patentes, foram depositados 27.139 pedidos, sugerindo estabilidade em relação ao ano anterior, no qual houve 26.921 depósitos. 75,2% desses pedidos foram realizados por estrangeiros (dentre estes, os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar, com 28,6% dos depósitos, em seguida, a China, com 6%, seguido da Alemanha, com 5,9%).

Para o exame dos pedidos, é possível notar expressiva redução do tempo para decisão de deferimento ou indeferimento em comparação ao ano de 2021: considerando a contagem a partir do requerimento de exame, atingiu-se a média de 3,9 anos para uma decisão (no Plano de Ação inicial para 2022, a meta era de 3,8 anos), o que representa uma diminuição de 22% em relação ao exercício anterior, cuja média era de 5 anos.

Os números refletem positivamente os esforços do Instituto no Combate ao Backlog de Patentes, que iniciou em 2019. Para uma análise detalhada acerca do Programa em referência, preparamos esta Newsletter específica sobre o assunto.

Ao final de 2022, foi reduzido mais de 92% do backlog. O gráfico abaixo ilustra essa redução, no período de agosto de 2019 a dezembro de 2022, do número de pedidos de patente depositados até 2016 e que continuavam pendentes de exame, conforme apurado pelo INPI:

 

De acordo com o relatório, um dos principais desafios em 2023 é seguir promovendo o aumento dos depósitos de nacionais. Para tanto, foram estabelecidas ações voltadas para a ampliação da presença do INPI nos ecossistemas regionais, o uso e disseminação de inteligência analítica em PI, o desenvolvimento de capital humano em PI e a integração a cadeias globais de valor por meio da PI.

Clique aqui para ler o relatório completo e, caso necessite de qualquer esclarecimento com relação ao tema, não hesite em nos contatar no e-mail: mail@kasznarleonardos.com.

Voltar

Últimas notícias relacionadas

13 de novembro de 2025

ANVISA Publica RDC Excepcional para Agilizar Análise de Medicamentos e Produtos Biológicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nessa segunda feira, 10 de novembro de 2025, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) ANVISA Publica RDC Excepcional para Agilizar Análise de Medicamentos e Produtos Biológicos

  • Kasznar Leonardos
  • Ler notícia

    4 de novembro de 2025

    ANVISA publica Nova Proposta de Revisão da Regulamentação sobre Rotulagem Geral de Alimentos Embalados: Consulta Pública nº 1357/2025

    Foi publicada nesta segunda-feira, 03 de novembro de 2025, no Diário Oficial da União (DOU), a proposta de revisão da regulamentação acerca ANVISA publica Nova Proposta de Revisão da Regulamentação sobre Rotulagem Geral de Alimentos Embalados: Consulta Pública nº 1357/2025

    Ler notícia

    20 de outubro de 2025

    Brasil promulga o ECA Digital: um Marco Legal para os direitos das crianças na Era Digital

    No mês passado, o Brasil deu um passo importante na regulamentação do ambiente digital voltado a crianças e adolescentes com a promulgação Brasil promulga o ECA Digital: um Marco Legal para os direitos das crianças na Era Digital

    Ler notícia