Notícias

Na Mídia

21 de maio de 2019

  • Kasznar Leonardos

STF julgará revalidação de patentes de medicamentos

O Supremo Tribunal Federal (STF) pautou para a sessão de amanhã uma importante questão para a indústria farmacêutica: o sistema de concessão de patentes conhecido como "pipeline", que permitiu a revalidação automática de registros estrangeiros – sem a análise do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A questão foi levada aos ministros pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
 
As patentes pipeline estão previstas na Lei de Propriedade Industrial (nº 9.279, de 1996). A norma permitiu ao país, com base em tratado internacional, dar proteção a produtos que, antes da norma, não eram patenteáveis, como medicamentos, alimentos e produtos químicos. Embora muitos produtos, segundo advogados, já estivessem em domínio público no exterior.
 
Nosso sócio Gabriel Leonardos, como vice-presidente da ABPI, conversou com o Valor Econômico sobre o tema Para conferir a reportagem na íntegra, acesse o site do Valor.
Voltar

Últimas notícias relacionadas

23 de fevereiro de 2026

Entenda proteção por patente e o que falta para Polilaminina virar remédio

Nas últimas semanas, a polilaminina se tornou um “fenômeno midiático”. A substância, que vêm sendo pesquisada pela cientista Tatiana Sampaio há 20 Entenda proteção por patente e o que falta para Polilaminina virar remédio

  • Kasznar Leonardos
  • Ler notícia

    26 de janeiro de 2026

    Canetas emagrecedoras do Paraguai são consideradas falsas

    Com a febre do uso das canetas emagrecedoras no Brasil e o alto custo do tratamento, tornou-se cada vez mais comum buscar Canetas emagrecedoras do Paraguai são consideradas falsas

    Ler notícia

    21 de janeiro de 2026

    Acordo Mercosul-UE deve aumentar os pedidos de patentes no Brasil

    O acordo comercial entre Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e União Europeia, aprovado provisoriamente no último dia 17, traz grandes expectativas Acordo Mercosul-UE deve aumentar os pedidos de patentes no Brasil

  • Kasznar Leonardos
  • Ler notícia