Newsletter
20 de agosto de 2025
STF valida ampliação da base de incidência da CIDE-Remessas
Na última quarta-feira, 13 de agosto de 2025, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento do Tema 914 de repercussão geral (RE 928.943), reconhecendo a constitucionalidade da ampliação da base de incidência da CIDE-Remessas.
Com a decisão, foram confirmadas as alterações introduzidas pelas Leis nº 10.332/2001 e 11.452/2007, que estenderam a cobrança da contribuição às remessas ao exterior relacionadas à contratação de serviços técnicos e de assistência técnica, ainda que não envolvam transferência ou exploração de tecnologia.
Nesse sentido, o entendimento que prevaleceu foi do Ministro Flávio Dino – que entendeu que a base ampla é constitucional, desde que os recursos arrecadados sejam destinados ao fomento da ciência e tecnologia, em conformidade com a legislação vigente.
Impactos para empresas:
A decisão consolida o entendimento de que contratos internacionais envolvendo serviços técnicos e assistência técnica também estão sujeitos à incidência da CIDE. O acórdão ainda será publicado, ocasião em que deverão ser confirmados os efeitos e alcances, dentre eles o eventual o aumento da carga tributária para operações internacionais que antes eram estruturadas fora do alcance da contribuição.
Nossa equipe segue acompanhando este tema e está à disposição para avaliar os reflexos práticos da decisão em suas operações. Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos adicionais, por favor nos contate pelo e-mail gabriel.leonardos@kasznarleonardos.com e felipe.monteiro@kasznarleonardos.com.
Últimas notícias relacionadas
19 de setembro de 2025
Transição para Agência Reguladora e Novas Competências no ECA Digital
Os últimos dias foram de muitas novidades à agora denominada Agência Nacional de Proteção de Dados (“ANPD”). Primeiro, pois foi publicada no … Transição para Agência Reguladora e Novas Competências no ECA Digital
27 de agosto de 2025
Uso Temporário de Software sem Licença: Responsabilidade Legal Independente da Duração
Empresas frequentemente argumentam, durante auditorias, que a utilização de software sem licença ocorreu por um período breve, como dias ou semanas, na … Uso Temporário de Software sem Licença: Responsabilidade Legal Independente da Duração
22 de agosto de 2025
Atualização do Brasil: Plataformas Digitais Sob Pressão
Um debate significativo surgiu recentemente no Brasil após um episódio envolvendo o criador de conteúdo Felca. A controvérsia girou em torno da … Atualização do Brasil: Plataformas Digitais Sob Pressão