Notícias

Newsletter

STF valida ampliação da base de incidência da CIDE-Remessas

Na última quarta-feira, 13 de agosto de 2025, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento do Tema 914 de repercussão geral (RE 928.943), reconhecendo a constitucionalidade da ampliação da base de incidência da CIDE-Remessas.

Com a decisão, foram confirmadas as alterações introduzidas pelas Leis nº 10.332/2001 e 11.452/2007, que estenderam a cobrança da contribuição às remessas ao exterior relacionadas à contratação de serviços técnicos e de assistência técnica, ainda que não envolvam transferência ou exploração de tecnologia.

Nesse sentido, o entendimento que prevaleceu foi do Ministro Flávio Dino – que entendeu que a base ampla é constitucional, desde que os recursos arrecadados sejam destinados ao fomento da ciência e tecnologia, em conformidade com a legislação vigente.

Impactos para empresas:

A decisão consolida o entendimento de que contratos internacionais envolvendo serviços técnicos e assistência técnica também estão sujeitos à incidência da CIDE. O acórdão ainda será publicado, ocasião em que deverão ser confirmados os efeitos e alcances, dentre eles o eventual o aumento da carga tributária para operações internacionais que antes eram estruturadas fora do alcance da contribuição.

Nossa equipe segue acompanhando este tema e está à disposição para avaliar os reflexos práticos da decisão em suas operações. Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos adicionais, por favor nos contate pelo e-mail gabriel.leonardos@kasznarleonardos.com e felipe.monteiro@kasznarleonardos.com.

Voltar

Últimas notícias relacionadas

2 de fevereiro de 2026

MP nº 1.335/2026: Novos marcos na proteção de Marcas na Copa do Mundo Feminina FIFA 2027

A recente publicação da Medida Provisória nº 1.335/2026, ainda pendente de apreciação pelo Congresso Nacional, introduz um regime jurídico diferenciado que altera MP nº 1.335/2026: Novos marcos na proteção de Marcas na Copa do Mundo Feminina FIFA 2027

Ler notícia

17 de dezembro de 2025

Requerimentos de exame prioritário, incluindo PPH, serão temporariamente suspensos no Brasil para casos de Telecomunicações

Por meio da Portaria 17/2025, publicada em 16 de dezembro de 2025, o INPI anunciou que os requerimentos de exame prioritário, incluindo Requerimentos de exame prioritário, incluindo PPH, serão temporariamente suspensos no Brasil para casos de Telecomunicações

Ler notícia

9 de dezembro de 2025

Revendas Falsas de Software: Um Risco Crescente para Usuários e uma Nova Frente na Proteção de Direitos

Durante anos, a pirataria de software esteve fortemente associada ao download de versões “crackeadas” ou não autorizadas em sites que ofereciam esse Revendas Falsas de Software: Um Risco Crescente para Usuários e uma Nova Frente na Proteção de Direitos

  • Kasznar Leonardos
  • Ler notícia