Notícias

Na Mídia

15 de agosto de 2022

Concessão de patentes a bioprodutos de valor agregado ainda é incipiente

A sócia e head do departamento de Life Sciences do Kasznar Leonardos, Priscila Kashiwabara abordou a biopirataria e apropriação indevida de conhecimentos tradicionais em entrevista concedida ao suplemento de Biodiversidade do Valor Econômico.

Traçando um panorama de concessões de patentes ao segmento de bioprodutos em nível nacional e internacional, trouxe à tona a discussão do registro de produtos como o veneno da jararaca, espinheira-santa em uso medicinal e a tradicional stevia. Claros potenciais da biodiversidade sul-americana que ganham, cada vez mais, a atenção de empresas e universidades estrangeiras.

Priscila Kashiwabara é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2000) e com mestrado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2003). Com 15 anos de experiência em Propriedade Intelectual, atua também na área de Genômica e Biologia Molecular de Plantas. Para visualizar a matéria na íntegra, basta acessar o link.

Voltar

Últimas notícias relacionadas

17 de abril de 2026

TRF-1 manda INPI registrar marca ‘4evinte’

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) terá que registrar a marca “4evinte” em nome de uma tabacaria de Brasília, que teve TRF-1 manda INPI registrar marca ‘4evinte’

Ler notícia

10 de abril de 2026

Nova Instrução Normativa da ANCINE fortalece o combate à pirataria audiovisual online

A Agência Nacional do Cinema (ANCINE) editou, em abril de 2026, a Instrução Normativa nº 174/2026, que estabelece os procedimentos administrativos aplicáveis Nova Instrução Normativa da ANCINE fortalece o combate à pirataria audiovisual online

Ler notícia

20 de março de 2026

Ozempic: a partir de que horas hoje começa a valer a queda da patente?

Após duas décadas de exclusividade da empresa dinamarquesa Novo Nordisk, a patente da semaglutida, princípio ativo do Ozempic, Wegovy e Rybelsus, expirou. Na Ozempic: a partir de que horas hoje começa a valer a queda da patente?

Ler notícia