Notícias

Na Mídia

4 de outubro de 2023

Cumprimento de obrigação de fazer e não fazer prevista em sentença deve ser computado em dias úteis

Nossos advogados Lucas Ribeiro Vieira Rezende e Verônica Borda tiveram seu texto “Cumprimento de obrigação de fazer e não fazer prevista em sentença deve ser computado em dias úteis” publicado no Migalhas.
 

Profissionais que lidam com o contencioso judicial enfrentam intempestividades em processo judicial. Antes da entrada em vigor do atual Código de Processo Civil, a contagem de duração dos processos era contínua e ininterrupta. Com a vigência do CPC, os prazos passaram a levar em conta apenas dias úteis. Entretanto, na prática, surgiu a questão se os prazos eram de natureza processual ou material.

O Superior Tribunal de Justiça precisou intervir e definiu que prazos são processuais e, portanto, precisariam ser contados em dias úteis. Essas decisões do tribunal estão trazendo mais clareza sobre como esses processos devem ter entendidos no sistema legal brasileiro.

Leia a matéria completa aqui.

Voltar

Últimas notícias relacionadas

14 de maio de 2025

INPI publica Portaria que estabelece novo cronograma de taxas oficiais

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou a Portaria INPI/PR nº 10/2025, que estabelece um novo cronograma de taxas oficiais. Esta INPI publica Portaria que estabelece novo cronograma de taxas oficiais

Ler notícia

2 de maio de 2025

Pirataria às vésperas do show de Lady Gaga

Nossa sócia Raquel Barros foi ouvida com exclusividade por Lauro Jardim para comentar o avanço da pirataria digital às vésperas do show Pirataria às vésperas do show de Lady Gaga

Ler notícia

4 de abril de 2025

STF e o Marco Civil da Internet

Nosso sócio e Head do Sztartup Desk, Felipe Monteiro, comentou, em entrevista ao Juricast, as implicações jurídicas e sociais da reinterpretação do STF e o Marco Civil da Internet

Ler notícia
plugins premium WordPress