Newsletter
1 de novembro de 2021
ANPD aprova Regulamento do Processo de Fiscalização e Processo Administrativo Sancionador
A proteção de dados pessoais está em voga no Brasil. Recentemente, o Congresso Nacional aprovou a PEC 17/19, que incluiu a proteção de dados pessoais como direito fundamental e conferiu à União a função de legislar, privativamente, sobre o tema. Porém, quem mais tem se movimentado acerca do assunto é a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Na última sexta-feira (29/10), foi publicada a Resolução CD/ANPD nº 1/2021 pelo Conselho Diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, que “aprova o Regulamento do Processo de Fiscalização e do Processo Administrativo Sancionador no âmbito da Autoridade Nacional de Proteção de Dados.”
Segundo a Resolução, as atividades de fiscalização compreendem o monitoramento, a orientação e a atuação preventiva, demonstrando a intenção da ANPD em adotar um posicionamento educativo e de orientação. Já o processo sancionador apurará as infrações à legislação de proteção de dados e aplicar as penalidades cabíveis, conforme artigo 52 da LGPD.
Vale destacar que o texto da Resolução se destina a todos os agentes de tratamento de dados pessoais e dá ênfase ao processo de fiscalização, garantindo aos agentes de tratamento um contato mais amigável com a ANPD. Em relação ao processo sancionador, a Resolução reitera o respeito aos princípios constitucionais da ampla defesa e contraditório, e dispõe de forma semelhante aos do Código de Processo Civil (por exemplo contagem de prazos em dias úteis e formas de intimação).
Outra questão interessante trazida pela Resolução foi o chamado “ciclo de monitoramento”, que analisará o cumprimento das normas relativas à proteção de dados pelos agentes de tratamento e visará a prevenção de práticas em desconformidade com a lei, dentre outros objetivos. Os ciclos deverão ser anuais, e o primeiro deles ocorrerá a partir de janeiro de 2022.
Nossa equipe de Direito Digital está acompanhando todos os andamentos sobre esse assunto e, caso deseje obter mais informações sobre o tema, ficamos à disposição por meio do e-mail digital@kasznarleonardos.com.
Últimas notícias relacionadas
2 de fevereiro de 2026
MP nº 1.335/2026: Novos marcos na proteção de Marcas na Copa do Mundo Feminina FIFA 2027
A recente publicação da Medida Provisória nº 1.335/2026, ainda pendente de apreciação pelo Congresso Nacional, introduz um regime jurídico diferenciado que altera … MP nº 1.335/2026: Novos marcos na proteção de Marcas na Copa do Mundo Feminina FIFA 2027
17 de dezembro de 2025
Requerimentos de exame prioritário, incluindo PPH, serão temporariamente suspensos no Brasil para casos de Telecomunicações
Por meio da Portaria 17/2025, publicada em 16 de dezembro de 2025, o INPI anunciou que os requerimentos de exame prioritário, incluindo … Requerimentos de exame prioritário, incluindo PPH, serão temporariamente suspensos no Brasil para casos de Telecomunicações
9 de dezembro de 2025
Revendas Falsas de Software: Um Risco Crescente para Usuários e uma Nova Frente na Proteção de Direitos
Durante anos, a pirataria de software esteve fortemente associada ao download de versões “crackeadas” ou não autorizadas em sites que ofereciam esse … Revendas Falsas de Software: Um Risco Crescente para Usuários e uma Nova Frente na Proteção de Direitos