Notícias

Newsletter

ANVISA abre Consulta Pública para alterar a RDC 481/2021 sobre os requisitos sanitários para óleos e gorduras vegetais

Se encerra no dia 13/09 o prazo para o envio de contribuições à Consulta Pública 1.197 aberta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para propor alterações à RDC  nº 481, de 15 de março de 2021, que trata dos requisitos sanitários para óleos e gorduras vegetais. A referida Resolução se aplica aos óleos e gorduras vegetais destinados ao consumo humano, mas não se aplica a magarinas cujo regulamento técnico se dá por meio da Instrução Normativa do MAPA nº 66, de 10/12/2019, e outras emulsões.

No intuito de resguardar a segurança e a qualidade dos óleos e gorduras vegetais oferecidas ao consumidor brasileiro, a Anvisa pontuou, na minuta de Resolução da Diretoria  Colegiada divulgada na Consulta Pública, alguns aspectos que precisam ser avaliados e melhorados. Dentre os pontos, foram elencadas questões como:
i. A necessidade de retificar a disparidade entre a definição de óleos virgens e a definição de azeites virgens;

ii. Aprimorar a definição de óleos e gorduras compostas;
iii. Elucidar e delinear o enquadramento e a nomenclatura de misturas de óleos e gorduras vegetais;
iv. Aperfeiçoar a denominação alinhada ao produto de óleos e gorduras vegetais  hidrogenados; e

v. Uniformizar a nomenclatura empregada ao se referir à “denominação de venda”.

Outra sugestão proposta no texto veiculado na Consulta Pública, refere-se ao prazo de 24 meses; fornecido para as empresas adequarem os rótulos dos produtos que passarão a ser enquadrados como óleos ou gorduras vegetais.

Por fim, a Consulta Pública dispõe que a Resolução com as alterações propostas entrarão em vigor de acordo com os incisos I e II do art. 4º do Decreto nº 10.139/2019; isto é, o ato normativo entrará em vigor, no mínimo, uma semana após a data de sua publicação, sempre ocorrendo no primeiro dia do mês ou em seu primeiro dia útil.

Assim, caso haja interesse em oferecer contribuições à Consulta Pública, essas poderão ser enviadas através do preenchimento de formulário eletrônico até o dia 13/09/2023.

Para mais conteúdos relacionados à Anvisa e outros desdobramentos quanto à Consulta Pública 1.197, não hesite em nos contatar no e-mail: regulatorio@kasznarleonardos.com.

Voltar

Últimas notícias relacionadas

2 de fevereiro de 2026

MP nº 1.335/2026: Novos marcos na proteção de Marcas na Copa do Mundo Feminina FIFA 2027

A recente publicação da Medida Provisória nº 1.335/2026, ainda pendente de apreciação pelo Congresso Nacional, introduz um regime jurídico diferenciado que altera MP nº 1.335/2026: Novos marcos na proteção de Marcas na Copa do Mundo Feminina FIFA 2027

Ler notícia

17 de dezembro de 2025

Requerimentos de exame prioritário, incluindo PPH, serão temporariamente suspensos no Brasil para casos de Telecomunicações

Por meio da Portaria 17/2025, publicada em 16 de dezembro de 2025, o INPI anunciou que os requerimentos de exame prioritário, incluindo Requerimentos de exame prioritário, incluindo PPH, serão temporariamente suspensos no Brasil para casos de Telecomunicações

Ler notícia

9 de dezembro de 2025

Revendas Falsas de Software: Um Risco Crescente para Usuários e uma Nova Frente na Proteção de Direitos

Durante anos, a pirataria de software esteve fortemente associada ao download de versões “crackeadas” ou não autorizadas em sites que ofereciam esse Revendas Falsas de Software: Um Risco Crescente para Usuários e uma Nova Frente na Proteção de Direitos

  • Kasznar Leonardos
  • Ler notícia