Notícias

Newsletter

Aprovação do Tratado de Budapeste avança no Brasil para reconhecimento Internacional de depósitos de micro-organismos

O PDL 466/2022 para a aprovação do texto do Tratado de Budapeste sobre o Reconhecimento Internacional do Depósito de Micro-organismos para Efeitos do Procedimento em Matéria de Patentes teve mais um importante avanço: foi aprovado na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), na reunião extraordinária de 23 de agosto de 2023.

O Tratado de Budapeste tem como objetivo estabelecer um sistema uniforme e eficaz para depósito de micro-organismos em centros depositários com fins de proteção de direitos de propriedade intelectual para os países integrantes do tratado. O depósito dos respectivos micro-organismos visa complementar informações sobre a invenção e prover suficiência descritiva a mesma.

O relator do PDL na CCTI, deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), afirma que “Uma vez signatário, o país poderá pleitear que instituições como Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entre outras igualmente qualificadas, sejam reconhecidas como Autoridade Depositária Internacional (IDA – International Depositary Authority)” de modo a “exercer grande protagonismo na América Latina em termos de material biológico para fins de patentes”.

A implementação do Tratado, que padroniza os procedimentos e minimiza os riscos no tratamento do material biológico depositado, não implicaria despesas ou encargos adicionais ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, uma vez que já está em vigor normativa do Órgão que operacionaliza esse tipo de depósito.

O PDL 466/2022 ainda precisa ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), Comissão de Desenvolvimento Econômico (CDE) e Comissão de Indústria, Comércio e Serviços (CICS).  Como tramita em regime de urgência, as Comissões terão um prazo reduzido para deliberar, e a expectativa é que seja logo encaminhado para a votação da Câmara dos Deputados e do Senado.

Acompanhe nossas redes para saber mais detalhes sobre a adesão do Brasil ao Tratado de Budapeste e fique à vontade para consultar o nosso time de especialistas no e-mail mail@kasznarleonardos.com.

Voltar

Últimas notícias relacionadas

13 de novembro de 2025

ANVISA Publica RDC Excepcional para Agilizar Análise de Medicamentos e Produtos Biológicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nessa segunda feira, 10 de novembro de 2025, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) ANVISA Publica RDC Excepcional para Agilizar Análise de Medicamentos e Produtos Biológicos

  • Kasznar Leonardos
  • Ler notícia

    4 de novembro de 2025

    ANVISA publica Nova Proposta de Revisão da Regulamentação sobre Rotulagem Geral de Alimentos Embalados: Consulta Pública nº 1357/2025

    Foi publicada nesta segunda-feira, 03 de novembro de 2025, no Diário Oficial da União (DOU), a proposta de revisão da regulamentação acerca ANVISA publica Nova Proposta de Revisão da Regulamentação sobre Rotulagem Geral de Alimentos Embalados: Consulta Pública nº 1357/2025

    Ler notícia

    20 de outubro de 2025

    Brasil promulga o ECA Digital: um Marco Legal para os direitos das crianças na Era Digital

    No mês passado, o Brasil deu um passo importante na regulamentação do ambiente digital voltado a crianças e adolescentes com a promulgação Brasil promulga o ECA Digital: um Marco Legal para os direitos das crianças na Era Digital

    Ler notícia