Notícias

Por Felipe de Araújo Monteiro

Decreto regulamenta o fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol pelo SUS de São Paulo

No dia 26 de dezembro de 2023, foi publicado no Diário Oficial o Decreto nº 68.233/2023 que regulamenta o fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol e compostos correlatos da cannabis medicinal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de São Paulo.

Este Decreto regulamenta a Lei nº 17.618, de 31 de janeiro de 2023, que trata da política estadual para a distribuição de produtos formulados contendo derivados vegetais à base de canabidiol — associado à outras substâncias canabinóides, contendo também tetrahidrocanabinol — nas unidades de saúde pública estadual e privada conveniadas ao Sistema Único de Saúde – SUS.

Neste sentido, o fornecimento do medicamento à base de canabidiol deve ser feita por meio de solicitação por parte do paciente ou de representante legal. Na sequência será feita a avaliação da Secretaria da Saúde, seguindo o crivo de protocolos clínicos e de normas técnicas estaduais.

Não obstante, segundo o artigo 3º do referido Decreto, o fornecimento deste medicamento para fins medicinais somente ocorrerá desde que o produto esteja registrado na Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA). O Decreto também cita a RDC 327/2019 da ANVISA, que deve ser cumprida, uma vez que esta dispõe sobre os procedimentos para a concessão da Autorização Sanitária, para a fabricação e a importação, bem como estabelece requisitos para a comercialização, prescrição, a dispensação, o monitoramento e a fiscalização de produtos de Cannabis para fins medicinais.

Além de regulamentar o fornecimento dos medicamentos à base de canabidiol, o Decreto também abarca a criação de uma comissão de monitoramento para vistoriar os pacientes usuários de medicamentos à base de canabidiol, com a finalidade de avaliar informações para então propor o uso de novos medicamentos à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).

O Decreto nº 68.233/2023 entrou em vigor a partir da data da sua publicação no Diário Oficial. Assim, a partir da autorização da Secretaria Estadual de Saúde, o medicamento estará disponível nas farmácias de medicamentos especializados, e poderão ser obtidos mediante a apresentação dos documentos requeridos.

Para mais conteúdos relacionados à regulamentação de cannabis medicinal, não hesite em nos contatar por e- mail: regulatorio@kasznarleonardos.com.

Voltar

Últimas notícias por Felipe de Araújo Monteiro

22 de outubro de 2024

Sócio Felipe Monteiro estará presente no Web Summit Lisboa

Nosso sócio Felipe Monteiro estará presente no Web Summit que ocorrerá em Lisboa, entre os dias 11 e 14 de novembro. O Sócio Felipe Monteiro estará presente no Web Summit Lisboa

Ler notícia

14 de outubro de 2024

Sócio Felipe Monteiro estará na 8ª edição do Corporate Venture in Brasil

Nosso sócio Felipe Monteiro marcará presença na 8ª edição do “Corporate Venture in Brasil”, que será realizada em São Paulo, nos dias Sócio Felipe Monteiro estará na 8ª edição do Corporate Venture in Brasil

Ler notícia

24 de setembro de 2024

CNPQ define as diretrizes de Propriedade Intelectual aplicáveis a invenções que financiou

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), em 20/09/2024, através da Portaria CNPQ n° 1.935 (“Portaria”), definiu as regras de CNPQ define as diretrizes de Propriedade Intelectual aplicáveis a invenções que financiou

Ler notícia
plugins premium WordPress