Notícias

Na Mídia

18 de julho de 2025

Empresas recorrem a advogados em busca de medidas protetivas contra tarifaço

Nosso sócio Gabriel Leonardos, em entrevista concedida ao Valor Econômico, comentou a recente discussão sobre a Lei da Reciprocidade, no contexto das novas tarifas impostas pelo governo norte americano ao Brasil.

De acordo com Leonardos, “o governo teria que fazer uma queixa à OMC e, se autorizado, poderia suspender patentes, marcas registradas e outros direitos da Propriedade Intelectual de empresas americanas como forma de pressionar os Estados Unidos”.

Na entrevista, o sócio resgata também outro momento em que esse sistema da OMC foi utilizado pelo Brasil, embora a medida não tenha sido de fato aplicada.

Confira a matéria na íntegra (disponível apenas para assinantes), clicando aqui!

Voltar

Últimas notícias relacionadas

24 de julho de 2026

As sanções tarifárias dos EUA, a situação do INPI e o combate à pirataria

Introdução A recente decisão, tomada pelos Estados Unidos, de impor tarifas aduaneiras a produtos provenientes do Brasil teve, dentre seus motivos declarados, As sanções tarifárias dos EUA, a situação do INPI e o combate à pirataria

Ler notícia

16 de junho de 2026

Especialista prevê maior fiscalização ao marketing de emboscada na Copa

Rafael Lacaz afirma que, com IA e novas interpretações da Justiça sobre violação de imagem, marcas não patrocinadoras podem ser multadas ao Especialista prevê maior fiscalização ao marketing de emboscada na Copa

Ler notícia

17 de abril de 2026

TRF-1 manda INPI registrar marca ‘4evinte’

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) terá que registrar a marca “4evinte” em nome de uma tabacaria de Brasília, que teve TRF-1 manda INPI registrar marca ‘4evinte’

Ler notícia