Newsletter
19 de dezembro de 2023
Governo do Rio de Janeiro sanciona Projeto de Lei que garante acesso ao canabidiol para fins medicinais pelo SUS
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, sancionou neste mês o projeto de lei que introduz o fornecimento de canabidiol para fins medicinais em todas as unidades de saúde pública conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio de Janeiro.
O fornecimento do medicamento pelo SUS é importante, principalmente, para pacientes hipossuficientes com autismo e epilepsia, os quais poderão ter acesso aos remédios de forma gratuita. Atualmente, mais de 15 estados já possuem legislação que busca facilitar o acesso à cannabis medicinal, haja vista o custo elevado de importação e as regras impostas pela ANVISA de cultivo e produção.
A Lei n° 10.201/23 prevê que as farmácias do estado poderão fornecer os medicamentos autorizados pela ANVISA mediante a apresentação de laudo médico que comprove a necessidade do uso, prescrição médica e declaração de hipossuficiência financeira no ato da compra. O paciente também deverá apresentar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) assinado em duas vias: uma para o médico e a outra para o paciente.
Assim, a lei visa beneficiar pacientes que, apesar de possuírem prescrição médica, não conseguem adquirir o medicamento.
A lei prevê, ainda, que o governo do estado desenvolva programas de investimento na formação técnico-científica e na capacitação de profissionais da área da saúde, farmacêutica e demais especialidades necessárias para a análise clínica, produção de pesquisas, criação de banco de dados, busca de novas tecnologias e inovação.
A aprovação da lei é, sem dúvidas, um avanço importante para a saúde pública do Rio de Janeiro.
Para mais conteúdos relacionados à regulamentação de cannabis medicinal, não hesite em nos contatar por e-mail: regulatorio@kasznarleonardos.com.
Últimas notícias relacionadas
2 de fevereiro de 2026
MP nº 1.335/2026: Novos marcos na proteção de Marcas na Copa do Mundo Feminina FIFA 2027
A recente publicação da Medida Provisória nº 1.335/2026, ainda pendente de apreciação pelo Congresso Nacional, introduz um regime jurídico diferenciado que altera … MP nº 1.335/2026: Novos marcos na proteção de Marcas na Copa do Mundo Feminina FIFA 2027
17 de dezembro de 2025
Requerimentos de exame prioritário, incluindo PPH, serão temporariamente suspensos no Brasil para casos de Telecomunicações
Por meio da Portaria 17/2025, publicada em 16 de dezembro de 2025, o INPI anunciou que os requerimentos de exame prioritário, incluindo … Requerimentos de exame prioritário, incluindo PPH, serão temporariamente suspensos no Brasil para casos de Telecomunicações
9 de dezembro de 2025
Revendas Falsas de Software: Um Risco Crescente para Usuários e uma Nova Frente na Proteção de Direitos
Durante anos, a pirataria de software esteve fortemente associada ao download de versões “crackeadas” ou não autorizadas em sites que ofereciam esse … Revendas Falsas de Software: Um Risco Crescente para Usuários e uma Nova Frente na Proteção de Direitos