Notícias

Por Flávia Benzatti Tremura Polli Rodrigues

O jogo além do futebol: MorumBIS e a revolução dos naming rights

É oficial! A Mondelēz Brasil, detentora da marca BIS, anunciou o acordo com o São Paulo Futebol Clube pelos naming rights do estádio do Morumbi pelos próximos três anos. Durante esse período, o estádio será chamado de MorumBIS. Nossa sócia Flávia Tremura e o advogado Bruno Luiz explicam o caso!

Com o acordo, o São Paulo passa a integrar o grupo de times nacionais de futebol que comercializaram os naming rights de seus estádios, como o Palmeiras (Allianz Parque) e o Corinthians (Neo Química Arena).

Mas o que são naming rights? É uma estratégia publicitária, geralmente no segmento esportivo, que envolve a escolha do nome de um local, objeto ou evento por um período determinado. O proprietário do ativo recebe benefício financeiro, enquanto o detentor do direito de nomeação ganha visibilidade e reforça seu posicionamento no mercado.

Essa estratégia já é comum no futebol europeu, como se observa nos estádios do Arsenal (Emirates Stadium), Manchester City (Etihad Stadium) e Brighton (AMEX Stadium). No Brasil, apesar de ganhar força, os naming rights já são a terceira maior fonte de renda dos clubes, após patrocínios nos uniformes e contratos de material esportivo.

O acordo entre São Paulo e Mondelēz Brasil ocorre pouco antes do marco de 100 anos do que é considerado o primeiro contrato de naming rights, assinado em 1926 nos Estados Unidos.

Para saber mais sobre naming rights e outros temas relacionados ao registro e potencialização de sua marca, entre em contato conosco em mail@kasznarleonardos.com.

Voltar

Últimas notícias por Flávia Benzatti Tremura Polli Rodrigues

14 de maio de 2024

Sócia Flávia Tremura participa de guia do MARQUES para eventos esportivos de 2024

Nossa sócia Flávia T. Polli Rodrigues foi uma das autoras do guia “Ambush Marketing and Advertising Risks for Brands: Best Practices in the Lead Sócia Flávia Tremura participa de guia do MARQUES para eventos esportivos de 2024

Ler notícia

22 de março de 2024

Cinco advogadas do Kasznar Leonardos são rankeadas pelo Análise Advocacia Mulher 2024

Temos a honra de anunciar que 5 advogadas do Kasznar Leonardos foram reconhecidas pelo Análise Advocacia Mulher 2024, comandado pelo Análise Editorial! Este Cinco advogadas do Kasznar Leonardos são rankeadas pelo Análise Advocacia Mulher 2024

Ler notícia

9 de fevereiro de 2024

Kasznar Leonardos é ranqueado no WTR 1000 de 2024

Temos a honra de anunciar que 8 sócios do Kasznar Leonardos foram reconhecidos como World’s Leading Trademark Professionals de 2024 pelo World Trademark Kasznar Leonardos é ranqueado no WTR 1000 de 2024

Ler notícia
plugins premium WordPress