Notícias

Análises

O jogo além do futebol: MorumBIS e a revolução dos naming rights

É oficial! A Mondelēz Brasil, detentora da marca BIS, anunciou o acordo com o São Paulo Futebol Clube pelos naming rights do estádio do Morumbi pelos próximos três anos. Durante esse período, o estádio será chamado de MorumBIS. Nossa sócia Flávia Tremura e o advogado Bruno Luiz explicam o caso!

Com o acordo, o São Paulo passa a integrar o grupo de times nacionais de futebol que comercializaram os naming rights de seus estádios, como o Palmeiras (Allianz Parque) e o Corinthians (Neo Química Arena).

Mas o que são naming rights? É uma estratégia publicitária, geralmente no segmento esportivo, que envolve a escolha do nome de um local, objeto ou evento por um período determinado. O proprietário do ativo recebe benefício financeiro, enquanto o detentor do direito de nomeação ganha visibilidade e reforça seu posicionamento no mercado.

Essa estratégia já é comum no futebol europeu, como se observa nos estádios do Arsenal (Emirates Stadium), Manchester City (Etihad Stadium) e Brighton (AMEX Stadium). No Brasil, apesar de ganhar força, os naming rights já são a terceira maior fonte de renda dos clubes, após patrocínios nos uniformes e contratos de material esportivo.

O acordo entre São Paulo e Mondelēz Brasil ocorre pouco antes do marco de 100 anos do que é considerado o primeiro contrato de naming rights, assinado em 1926 nos Estados Unidos.

Para saber mais sobre naming rights e outros temas relacionados ao registro e potencialização de sua marca, entre em contato conosco em mail@kasznarleonardos.com.

Voltar

Últimas notícias relacionadas

6 de fevereiro de 2024

O Império Swift: a proteção em marcas e música

Todos já sabem que a cantora Taylor Swift é um fenômeno da música. Mais recentemente, ela conquistou mais um recorde ao se O Império Swift: a proteção em marcas e música

Ler notícia

5 de fevereiro de 2024

Real ou fake? A disseminação de deepfakes pelas redes sociais

Navegando pelas redes sociais, você provavelmente já se deparou com vídeos de celebridades anunciando produtos ou serviços – conhecidos como “publis” – Real ou fake? A disseminação de deepfakes pelas redes sociais

Ler notícia

2 de janeiro de 2024

Mickey e Minnie em domínio público? No Brasil ainda não!

Neste início de ano, a notícia de que o Mickey e a Minnie caíram em domínio público tem gerado burburinho e, como Mickey e Minnie em domínio público? No Brasil ainda não!

Ler notícia
plugins premium WordPress