Notícias

Na Mídia

10 de fevereiro de 2025

Para o STJ, paradoxo da segurança digital não pode eximir plataformas de resposta a crimes

Nosso sócio Felipe Monteiro foi entrevistado pela Revista Consultor Jurídico (ConJur) para comentar sobre a condenação mantida pelo Superior Tribunal de Justiça sobre o Facebook, dono do Whatsapp, pela não exclusão de imagens íntimas sem consentimento compartilhadas por meio da plataforma.

Essa decisão segue o paradoxo da segurança digital que, segundo o STJ, não exime as plataformas digitais de estabelecer protocolos para dar respostas eficientes a ilícitos. O paradoxo consiste no seguinte: quanto mais segura a técnica de compartilhamento de conteúdo, maior a insegurança das vítimas dos abusos cometidos por usuários.

Comentando um caso de uma usuária que teve imagens íntimas vazadas pelo aplicativo de mensagens, Felipe aponta: “A segurança da plataforma é importante e clara, e ela deve ser respeitada, mas é preciso ter outros mecanismos para garantir, na situação de uma eventual infração, uma resposta para quem está sofrendo com o abuso”.

Leia a matéria completa aqui.

Voltar

Últimas notícias relacionadas

24 de julho de 2026

As sanções tarifárias dos EUA, a situação do INPI e o combate à pirataria

Introdução A recente decisão, tomada pelos Estados Unidos, de impor tarifas aduaneiras a produtos provenientes do Brasil teve, dentre seus motivos declarados, As sanções tarifárias dos EUA, a situação do INPI e o combate à pirataria

Ler notícia

16 de junho de 2026

Especialista prevê maior fiscalização ao marketing de emboscada na Copa

Rafael Lacaz afirma que, com IA e novas interpretações da Justiça sobre violação de imagem, marcas não patrocinadoras podem ser multadas ao Especialista prevê maior fiscalização ao marketing de emboscada na Copa

Ler notícia

17 de abril de 2026

TRF-1 manda INPI registrar marca ‘4evinte’

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) terá que registrar a marca “4evinte” em nome de uma tabacaria de Brasília, que teve TRF-1 manda INPI registrar marca ‘4evinte’

Ler notícia