Notícias

Artigos

Patentes, padrões tecnológicos e licenças – uma análise pela teoria dos jogos

As patentes buscam proteger algo que soluciona um problema técnico. Por si só, já seriam importantes não apenas para seu titular, mas também para a coletividade.
 
No entanto, certas patentes vão além desses benefícios: são essenciais para a implementação de um padrão tecnológico adotado obrigatoriamente pela sociedade para a viabilidade técnica de uma solução. Basta imaginar se cada fabricante de aparelho celular ou operadora de telefonia desenvolvesse seu próprio padrão de comunicação e não existisse uma interoperabilidade entre sistemas. Adotando como exemplo a perspectiva do 5G como o propulsor da Internet das Coisas, existem determinadas invenções essenciais para que os dispositivos efetivamente conversem de forma satisfatória entre eles.
Tanto o padrão tecnológico em si quanto as patentes essenciais para sua implementação deveriam ser definidos pelas instituições e empresas que atuam no setor de aplicação dessas tecnologias. No entanto, setores disruptivos e inovadores são uma tentação para determinados participantes do mercado passarem a adotar certas condutas unilaterais, as quais podem se demonstrar abusivas.
 
Para ler o artigo completo, acesse o site do JOTA.
Voltar

Últimas notícias relacionadas

19 de fevereiro de 2024

O guia de Patent Litigation 2024 do Chambers and Partners já está disponível!

Estamos felizes em anunciar que os nossos sócios Gabriel Leonardos, Claudio Barbosa e Viviane Trojan, ao lado dos advogados Jorge Tinoco e O guia de Patent Litigation 2024 do Chambers and Partners já está disponível!

Ler notícia

8 de fevereiro de 2024

Tarso Machado publica artigo no portal da FICPI

Nosso sócio Tarso Machado publicou um artigo no portal da Federação Internacional de Advogados de Propriedade Intelectual (FICPI), abordando a recente modificação Tarso Machado publica artigo no portal da FICPI

Ler notícia

12 de janeiro de 2024

5G no Brasil: Equilíbrio entre Cooperação e Concorrência

Nossa advogada Giovanna Verginelli Mezher participou da revista nº2/2023 da IBRAC – Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional, 5G no Brasil: Equilíbrio entre Cooperação e Concorrência

Ler notícia
plugins premium WordPress