Newsletter
14 de outubro de 2022
Registro de obras autorais no Brasil agora pode ser feito online
O registro de uma obra autoral, apesar de não ser obrigatório no Brasil, é recomendável, pois fornece maior segurança jurídica ao autor e pode contribuir para a comprovação de anterioridade da criação da obra autoral, no caso de disputas com terceiros.
Até o início de outubro deste ano, o registro de obras autorais perante a Fundação Biblioteca Nacional era feito exclusivamente de forma presencial, em uma das unidades regionais do Escritório de Direitos Autorais do Órgão, ou mediante o envio da documentação necessária por meio dos Correios.
No entanto, a partir do dia 03 de outubro de 2022, a Fundação Biblioteca Nacional tornou possível o registro de obras autorais de forma completamente online, através da plataforma GOV.BR. Para efetuar o registro, o requerente (ou seu procurador) deve preencher o formulário de pedido de registro da obra (disponível apenas em português) com seus dados pessoais, bem como com informações sobre a obra autoral a ser registrada, e fazer o upload na plataforma da documentação exigida, sendo necessário ainda o pagamento das taxas oficiais.
Após o trâmite formal, a entidade analisará a solicitação de registro, o que tem levado, em média, cerca de 12 (doze) meses, segundo informações fornecidas pelo próprio Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional.
A ação integra o Plano de Transformação Digital do Ministério do Turismo (Órgão competente pela implementação e gestão do Sistema Brasileiro de Registro de Direitos Autorais), que tem como um de seus objetivos desburocratizar e simplificar o acesso aos serviços de registro de obras autorais pelos cidadãos.
Vale destacar que tais mudanças se aplicam apenas ao registro de obras autorais perante a Fundação Biblioteca Nacional, de modo que o processo para registro perante outros Órgãos, como a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, permanece inalterado.
Para mais informações, entre em contato com nosso time de Direito do Marketing & Entretenimento através do e-mail mkt&ent_law@kasznarleonardos.com.
Últimas notícias relacionadas
2 de fevereiro de 2026
MP nº 1.335/2026: Novos marcos na proteção de Marcas na Copa do Mundo Feminina FIFA 2027
A recente publicação da Medida Provisória nº 1.335/2026, ainda pendente de apreciação pelo Congresso Nacional, introduz um regime jurídico diferenciado que altera … MP nº 1.335/2026: Novos marcos na proteção de Marcas na Copa do Mundo Feminina FIFA 2027
17 de dezembro de 2025
Requerimentos de exame prioritário, incluindo PPH, serão temporariamente suspensos no Brasil para casos de Telecomunicações
Por meio da Portaria 17/2025, publicada em 16 de dezembro de 2025, o INPI anunciou que os requerimentos de exame prioritário, incluindo … Requerimentos de exame prioritário, incluindo PPH, serão temporariamente suspensos no Brasil para casos de Telecomunicações
9 de dezembro de 2025
Revendas Falsas de Software: Um Risco Crescente para Usuários e uma Nova Frente na Proteção de Direitos
Durante anos, a pirataria de software esteve fortemente associada ao download de versões “crackeadas” ou não autorizadas em sites que ofereciam esse … Revendas Falsas de Software: Um Risco Crescente para Usuários e uma Nova Frente na Proteção de Direitos