Notícias

Newsletter

14 de outubro de 2022

Registro de obras autorais no Brasil agora pode ser feito online

O registro de uma obra autoral, apesar de não ser obrigatório no Brasil, é recomendável, pois fornece maior segurança jurídica ao autor e pode contribuir para a comprovação de anterioridade da criação da obra autoral, no caso de disputas com terceiros.

Até o início de outubro deste ano, o registro de obras autorais perante a Fundação Biblioteca Nacional era feito exclusivamente de forma presencial, em uma das unidades regionais do Escritório de Direitos Autorais do Órgão, ou mediante o envio da documentação necessária por meio dos Correios.

No entanto, a partir do dia 03 de outubro de 2022, a Fundação Biblioteca Nacional tornou possível o registro de obras autorais de forma completamente online, através da plataforma GOV.BR. Para efetuar o registro, o requerente (ou seu procurador) deve preencher o formulário de pedido de registro da obra (disponível apenas em português) com seus dados pessoais, bem como com informações sobre a obra autoral a ser registrada, e fazer o upload na plataforma da documentação exigida, sendo necessário ainda o pagamento das taxas oficiais.

Após o trâmite formal, a entidade analisará a solicitação de registro, o que tem levado, em média, cerca de 12 (doze) meses, segundo informações fornecidas pelo próprio Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional.

A ação integra o Plano de Transformação Digital do Ministério do Turismo (Órgão competente pela implementação e gestão do Sistema Brasileiro de Registro de Direitos Autorais), que tem como um de seus objetivos desburocratizar e simplificar o acesso aos serviços de registro de obras autorais pelos cidadãos.

Vale destacar que tais mudanças se aplicam apenas ao registro de obras autorais perante a Fundação Biblioteca Nacional, de modo que o processo para registro perante outros Órgãos, como a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, permanece inalterado.

Para mais informações, entre em contato com nosso time de Direito do Marketing & Entretenimento através do e-mail mkt&ent_law@kasznarleonardos.com.

Voltar

Últimas notícias relacionadas

13 de novembro de 2025

ANVISA Publica RDC Excepcional para Agilizar Análise de Medicamentos e Produtos Biológicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nessa segunda feira, 10 de novembro de 2025, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) ANVISA Publica RDC Excepcional para Agilizar Análise de Medicamentos e Produtos Biológicos

  • Kasznar Leonardos
  • Ler notícia

    4 de novembro de 2025

    ANVISA publica Nova Proposta de Revisão da Regulamentação sobre Rotulagem Geral de Alimentos Embalados: Consulta Pública nº 1357/2025

    Foi publicada nesta segunda-feira, 03 de novembro de 2025, no Diário Oficial da União (DOU), a proposta de revisão da regulamentação acerca ANVISA publica Nova Proposta de Revisão da Regulamentação sobre Rotulagem Geral de Alimentos Embalados: Consulta Pública nº 1357/2025

    Ler notícia

    20 de outubro de 2025

    Brasil promulga o ECA Digital: um Marco Legal para os direitos das crianças na Era Digital

    No mês passado, o Brasil deu um passo importante na regulamentação do ambiente digital voltado a crianças e adolescentes com a promulgação Brasil promulga o ECA Digital: um Marco Legal para os direitos das crianças na Era Digital

    Ler notícia