Newsletter
16 de abril de 2025
Revisão da Cannabis Medicinal: Consulta 1.316/2025 aberta
Segue aberta até 03 de junho de 2025, a Consulta Pública (CP) nº 1.316/2025, que visa iniciar o processo de revisão da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 327/2019 da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece os procedimentos para a concessão de Autorização Sanitária para a fabricação e importação de produtos de Cannabis para fins medicinais, além de definir os requisitos para sua comercialização, prescrição, dispensação, monitoramento e fiscalização.
A RDC nº 327/2019 definiu, em caráter transitório, a categoria regulatória de produtos de Cannabis, abrangendo produtos industrializados para uso medicinal humano que contenham insumos ativos obtidos da espécie vegetal Cannabis sativa. O artigo 77 dessa Resolução determinou o prazo de três anos, após a sua publicação, para a revisão do texto normativo.
Nesse contexto, a Anvisa realizou uma Análise de Impacto Regulatório (AIR), identificando a necessidade de ajustes para aprimorar a clareza e eficácia das normas. Como resultado, decidiu-se manter a categoria transitória para esses produtos, implementando, contudo, novas exigências com o objetivo de assegurar a transparência em todo o processo, bem como a segurança e qualidade dos produtos.
Assim, a CP tem como objetivo principal atualizar e aprimorar as regulamentações pertinentes à prescrição, às boas práticas de fabricação, à dispensação, ao monitoramento, à publicidade, à fiscalização e à rotulagem de produtos de Cannabis para fins medicinais. A iniciativa visa assegurar um aumento significativo na segurança e qualidade desses produtos.
A Consulta Pública estará disponível para contribuições no período de 04 de abril até 03 de junho de 2025. Durante esse intervalo, todos os interessados poderão encaminhar suas sugestões e comentários concernentes às propostas apresentadas. A participação da sociedade é considerada fundamental para o aprimoramento da regulamentação, assegurando que as novas regras atendam adequadamente às necessidades do setor.
Para mais conteúdos relacionados à Anvisa e outros desdobramentos quanto à Consulta Pública nº 1.316/2025, não hesite em nos contatar no e-mail: regulatorio@kasznarleonardos.com.
Últimas notícias relacionadas
2 de fevereiro de 2026
MP nº 1.335/2026: Novos marcos na proteção de Marcas na Copa do Mundo Feminina FIFA 2027
A recente publicação da Medida Provisória nº 1.335/2026, ainda pendente de apreciação pelo Congresso Nacional, introduz um regime jurídico diferenciado que altera … MP nº 1.335/2026: Novos marcos na proteção de Marcas na Copa do Mundo Feminina FIFA 2027
17 de dezembro de 2025
Requerimentos de exame prioritário, incluindo PPH, serão temporariamente suspensos no Brasil para casos de Telecomunicações
Por meio da Portaria 17/2025, publicada em 16 de dezembro de 2025, o INPI anunciou que os requerimentos de exame prioritário, incluindo … Requerimentos de exame prioritário, incluindo PPH, serão temporariamente suspensos no Brasil para casos de Telecomunicações
9 de dezembro de 2025
Revendas Falsas de Software: Um Risco Crescente para Usuários e uma Nova Frente na Proteção de Direitos
Durante anos, a pirataria de software esteve fortemente associada ao download de versões “crackeadas” ou não autorizadas em sites que ofereciam esse … Revendas Falsas de Software: Um Risco Crescente para Usuários e uma Nova Frente na Proteção de Direitos