Por Viviane Trojan
16 de janeiro de 2025
Semaglutida no SUS e os impactos na saúde pública
Nossa sócia Viviane Trojan foi convidada pelo LexLegal Brasil para comentar sobre a incorporação de medicamentos com proteção por patentes no SUS sob a ótica da Propriedade Industrial.
Apesar de medicamentos cujas patentes estão prestes a expirar estarem na mira do SUS, como o Ozempic (semaglutida), cuja patente expirará em 2026, o mecanismo do licenciamento compulsório costumeiramente é lembrado em situações em que a questão da ampliação de acesso à saúde está em jogo.
Viviane aponta que “antes de se falar em licenciamento compulsório, medida extremíssima e aplicada uma única vez no Brasil em 2007, é importante lembrar que há a possibilidade de licenciamento voluntário pelo titular da patente e que é possível estabelecer um diálogo profícuo com os titulares para que sejam estabelecidas parcerias com o poder público.”
Para a advogada, qualquer tentativa de expropriar direitos de propriedade industrial maculará a percepção do Brasil como um ambiente favorável ao desenvolvimento de novas soluções na área da saúde.
Confira a matéria completa aqui.
Últimas notícias por Viviane Trojan
4 de novembro de 2025
ANVISA publica Nova Proposta de Revisão da Regulamentação sobre Rotulagem Geral de Alimentos Embalados: Consulta Pública nº 1357/2025
Foi publicada nesta segunda-feira, 03 de novembro de 2025, no Diário Oficial da União (DOU), a proposta de revisão da regulamentação acerca … ANVISA publica Nova Proposta de Revisão da Regulamentação sobre Rotulagem Geral de Alimentos Embalados: Consulta Pública nº 1357/2025
30 de outubro de 2025
Acordo Mercosul-Efta fortalece proteção de patentes e amplia oportunidades para exportadores brasileiros
Em artigo publicado no Migalhas, nossos sócios Gabriel Leonardos e Viviane Trojan comentam as nuances do tratato entre o Mercosul e EFTA. … Acordo Mercosul-Efta fortalece proteção de patentes e amplia oportunidades para exportadores brasileiros
30 de julho de 2025
Novidade da semana para a propriedade intelectual na saúde
Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), em 28 de julho de 2025, a Portaria GM/MS nº 7.687, de 24 de … Novidade da semana para a propriedade intelectual na saúde