Notícias

Artigos

3 de fevereiro de 2021

O que “Bum Bum Tam Tam” nos ensina sobre domínio público e direito do autor”

Em tempos de pandemia de Covid-19, a autorização de uso da vacina Coronavac, desenvolvida em parceria pelo Instituto Butantan e pela empresa chinesa Sinovac, trouxe esperança a diversos brasileiros. A euforia com a vacina e com o bom trabalho do Butantan fez com que muitos internautas resgatassem o hit de 2017 "Bum Bum Tam Tam", de Mc Fioti, como o "hino da vacina". A popularidade do meme cresceu tanto que a Orquestra Sinfônica da Bahia decidiu gravar a sua versão do popular funk, para o horror de alguns entusiastas de música clássica. Além de ter dado origem a uma nova versão do próprio Mc Fioti, com clipe gravado no Instituto Butantan.
 
O que muitos que torceram o nariz para a obra de Mc Fioti talvez não saibam é que "Bum Bum Tam Tam" é uma obra criada a partir da "Partita em lá menor", peça clássica para flauta solo composta pelo compositor barroco alemão Johann Sebastian Bach por volta de 1723.
 
Para ler o artigo na íntegra, acesse o site do Migalhas.
Voltar

Últimas notícias relacionadas

28 de janeiro de 2026

Dia Internacional da Proteção de Dados: Entre a Maturidade Regulatória e os Novos Desafios da Inteligência Artificial

O Dia Internacional da Proteção de Dados, celebrado em 28 de janeiro, vai além do simbolismo. A cada ano, a data reforça Dia Internacional da Proteção de Dados: Entre a Maturidade Regulatória e os Novos Desafios da Inteligência Artificial

Ler notícia

14 de janeiro de 2026

IAs generativas podem gerar estado da técnica de patentes?

Nosso sócio Tarso Machado e o especialista Rafael Costa publicaram artigo na 23ª edição da Revista Iberoamericana da Propriedade Intelectual discorrendo sobre IAs generativas podem gerar estado da técnica de patentes?

Ler notícia

12 de novembro de 2025

A responsabilidade das instituições educacionais na prevenção ao uso de software pirata por seus alunos

O ambiente acadêmico é um espaço essencial para a formação de profissionais e cidadãos conscientes, motivo pelo qual o respeito à legalidade A responsabilidade das instituições educacionais na prevenção ao uso de software pirata por seus alunos

  • Kasznar Leonardos
  • Ler notícia