Newsletter
11 de novembro de 2024
ANPD inicia tomada de subsídios para regulamentação de Inteligência Artificial e proteção de dados
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) inaugurou, em 6 de novembro, a Tomada de Subsídios voltada ao desenvolvimento de diretrizes regulatórias para a aplicação de Inteligência Artificial (IA) no contexto da proteção de dados pessoais. Essa iniciativa, conduzida pela Coordenação-Geral de Normatização (CGN), estará aberta por 30 dias e tem por finalidade colher contribuições de diversos setores da sociedade, incluindo especialistas, entidades de classe e organizações sociais.
O processo consultivo foi estruturado em quatro blocos temáticos principais:
1. Princípios da LGPD
2. Hipóteses Legais
3. Direitos dos Titulares
4. Boas Práticas e Governança
Por meio de quinze questionamentos específicos, a ANPD visa identificar práticas já em uso e verificar sua conformidade com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), promovendo uma regulação que equilibre o desenvolvimento tecnológico com a salvaguarda dos direitos dos titulares de dados.
A presente Tomada de Subsídios também está alinhada com a Agenda Regulatória 2023-2024, especialmente no que se refere ao cumprimento do art. 20 da LGPD, o qual garante ao titular o direito de solicitar a revisão de decisões automatizadas. Até o dia 5 de dezembro, qualquer cidadão ou entidade interessada poderá participar e apresentar sugestões por meio da plataforma Participa+Brasil.
Caso seja de seu interesse contribuir, nossa equipe de Direito Digital está à disposição para auxiliar. Caso deseje receber mais informações sobre o tema, estamos à disposição através do e-mail digital@kasznarleonardos.com.
Últimas notícias relacionadas
14 de maio de 2025
INPI publica Portaria que estabelece novo cronograma de taxas oficiais
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou a Portaria INPI/PR nº 10/2025, que estabelece um novo cronograma de taxas oficiais. Esta … INPI publica Portaria que estabelece novo cronograma de taxas oficiais
6 de maio de 2025
Proteção Legal aos desenvolvedores: indenização por licenças irregulares
Nosso escritório obteve recentemente mais uma importante decisão judicial em favor de um cliente desenvolvedor de software, em ação movida contra uma … Proteção Legal aos desenvolvedores: indenização por licenças irregulares
24 de abril de 2025
Terceirizados e Pirataria de Software: a Responsabilidade Continua Sendo da Empresa
Durante auditorias de conformidade de software (License Compliance), é comum que empresas tentem justificar o uso de programas não licenciados com o … Terceirizados e Pirataria de Software: a Responsabilidade Continua Sendo da Empresa