Por Felipe de Araújo Monteiro
17 de abril de 2024
Anvisa abre as portas para Startups: Rumo à Inovação em Medicamentos
A Anvisa lançou recentemente um edital de chamamento com objetivo de selecionar Startups envolvidas na pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, visando fornecer suporte estratégico e regulatório. Esta iniciativa pioneira marca um momento importante para o cenário de inovação brasileiro, uma vez que reconhece a relevância das Startups na busca por soluções de saúde mais eficazes e acessíveis para a população brasileira.
Conforme estipulado pelo edital, serão escolhidas três Startups, sendo uma dedicada ao desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos, outra voltada para medicamentos sintéticos novos e a última focada em produtos biológicos. O propósito com essa seleção é integrar as Startups ao cenário regulatório nacional de medicamentos, proporcionando orientação e suporte específico para medicamentos em estágios iniciais de desenvolvimento.
Para participar do processo, as Startups devem ser nacionais, estar devidamente cadastradas junto à ANVISA e demonstrar o potencial de prevenção ou tratamento, além de comprovar que o medicamento candidato está em fase de desenvolvimento.
As inscrições já estão abertas e assim permanecerão até o dia 07 de maio de 2024. A expectativa é que o resultado das Startups escolhidas seja divulgado ainda em junho desse ano.
Caso queira saber mais sobre os desdobramentos regulatórios e jurídicos relacionados ao programa de apoio a Startups da Anvisa, não hesite em contatar os nossos sócios: viviane.trojan@kasznarleonardos.com e felipe.monteiro@kasznarleonardos.com.
Últimas notícias por Felipe de Araújo Monteiro
4 de abril de 2025
STF e o Marco Civil da Internet
Nosso sócio e Head do Sztartup Desk, Felipe Monteiro, comentou, em entrevista ao Juricast, as implicações jurídicas e sociais da reinterpretação do … STF e o Marco Civil da Internet
27 de março de 2025
O dilema das unidades de CVCs – Venture Capital Corporativo: Crescer rapidamente ou inovar de forma sustentável?
Embora o investimento corporativo em startups tenha tido um crescimento relevante nos últimos anos, o dilema de equilibrar o retorno financeiro imediato … O dilema das unidades de CVCs – Venture Capital Corporativo: Crescer rapidamente ou inovar de forma sustentável?
10 de fevereiro de 2025
Para o STJ, paradoxo da segurança digital não pode eximir plataformas de resposta a crimes
Nosso sócio Felipe Monteiro foi entrevistado pela Revista Consultor Jurídico (ConJur) para comentar sobre a condenação mantida pelo Superior Tribunal de Justiça … Para o STJ, paradoxo da segurança digital não pode eximir plataformas de resposta a crimes