Newsletter
29 de janeiro de 2024
Dia Internacional da Proteção de Dados: Aprendizados e Avanços
Comemoramos, no dia 28 de janeiro, o Dia Internacional de Proteção de Dados. Contados 43 anos desde a assinatura da Convenção 108 do Conselho da Europa, foi o primeiro Tratado Internacional que instruiu sobre questões relacionadas à proteção de dados pessoais. Atualmente, a data é utilizada para ressaltar a importância do tema, conscientizando sobre as possíveis formas de garantir a privacidade e a proteção dos dados.
No Brasil, o tema da privacidade e proteção de dados se intensificou em meados de 2018, com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (“LGPD”), que orienta quanto ao tratamento de dados pessoais em território nacional. O assunto foi amadurecendo e, em 2022, se consagrou como um direito fundamental por meio da Emenda Constitucional nº 115/22.
O último ano também trouxe avanços na matéria. Em fevereiro, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (“ANPD”) publicou o Regulamento de Dosimetria e Aplicação de Sanções Administrativas, de forma a estabelecer as condições e as formas de ponderação de sanção. Tal medida foi importante para a ANPD aplicar suas primeiras sanções administrativas-disciplinares decorrentes de descumprimento legal. Além disso, 2023 também foi o ano em que a ANPD emitiu orientações em relação ao tratamento de dados de crianças e adolescentes, assim como o de dados pessoais pelo Poder Público.
Para o ano de 2024, a expectativa é que a ANPD continue desempenhando seu papel crucial na fiscalização e no estabelecimento de normas regulamentadoras. Além disso, a autoridade possui como eixos temáticos prioritários o Direito dos Titulares (previsto para o primeiro semestre de 2024) e o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes no ambiente digital (foco previsto no segundo semestre de 2024).
Nossa equipe está acompanhando de perto os avanços práticos e legislativos referentes à proteção de dados pessoais e permanece disponível para discutir estratégias e fornecer esclarecimentos adicionais pelo e-mail digital@kasznarleonardos.com.
Últimas notícias relacionadas
2 de fevereiro de 2026
MP nº 1.335/2026: Novos marcos na proteção de Marcas na Copa do Mundo Feminina FIFA 2027
A recente publicação da Medida Provisória nº 1.335/2026, ainda pendente de apreciação pelo Congresso Nacional, introduz um regime jurídico diferenciado que altera … MP nº 1.335/2026: Novos marcos na proteção de Marcas na Copa do Mundo Feminina FIFA 2027
17 de dezembro de 2025
Requerimentos de exame prioritário, incluindo PPH, serão temporariamente suspensos no Brasil para casos de Telecomunicações
Por meio da Portaria 17/2025, publicada em 16 de dezembro de 2025, o INPI anunciou que os requerimentos de exame prioritário, incluindo … Requerimentos de exame prioritário, incluindo PPH, serão temporariamente suspensos no Brasil para casos de Telecomunicações
9 de dezembro de 2025
Revendas Falsas de Software: Um Risco Crescente para Usuários e uma Nova Frente na Proteção de Direitos
Durante anos, a pirataria de software esteve fortemente associada ao download de versões “crackeadas” ou não autorizadas em sites que ofereciam esse … Revendas Falsas de Software: Um Risco Crescente para Usuários e uma Nova Frente na Proteção de Direitos