Artigos
Pirataria no Metaverso: violação de direito autoral e de dados pessoais
Nossos advogados Francisco Martini e Fernanda Polloto avaliaram, em artigo publicado no Migalhas, os efeitos da quarta fase da Operação 404, deflagrada em junho pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e as polícias civis de 11 estados brasileiros. O objetivo foi combater a pirataria digital e demais crimes praticados contra a Propriedade Intelectual na internet. Até agora, mais de 300 sites e 100 aplicativos de streaming audiovisual ilegais já foram suspensos.
No entanto, a última fase da ação chamou atenção a um fator inédito até então: o metaverso. Pela primeira vez, a busca e apreensão ocorreu também nesse ambiente, onde a legislação sobre regulamentação e utilização ainda é basicamente nula. Afinal, como serão apuradas as infrações cometidas nesse novo espaço e como se preparar para proteger as obras nesse contexto?
Para entender um pouco mais, clique aqui.
Últimas notícias relacionadas
28 de janeiro de 2026
Dia Internacional da Proteção de Dados: Entre a Maturidade Regulatória e os Novos Desafios da Inteligência Artificial
O Dia Internacional da Proteção de Dados, celebrado em 28 de janeiro, vai além do simbolismo. A cada ano, a data reforça … Dia Internacional da Proteção de Dados: Entre a Maturidade Regulatória e os Novos Desafios da Inteligência Artificial
14 de janeiro de 2026
IAs generativas podem gerar estado da técnica de patentes?
Nosso sócio Tarso Machado e o especialista Rafael Costa publicaram artigo na 23ª edição da Revista Iberoamericana da Propriedade Intelectual discorrendo sobre … IAs generativas podem gerar estado da técnica de patentes?
12 de novembro de 2025
A responsabilidade das instituições educacionais na prevenção ao uso de software pirata por seus alunos
O ambiente acadêmico é um espaço essencial para a formação de profissionais e cidadãos conscientes, motivo pelo qual o respeito à legalidade … A responsabilidade das instituições educacionais na prevenção ao uso de software pirata por seus alunos