Notícias

Newsletter

Sinal verde da Anvisa para o registro de medicamentos biossimilares no Brasil

Foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a abertura de uma Consulta Pública para alterar a regulamentação de medicamentos biossimilares no Brasil e revogar o capítulo V da Resolução da Diretoria Colegiada nº 55/2010 (RDC 55/2010), que trata especificamente do registro de biossimilares.

Os produtos biossimilares são desenvolvidos de forma a garantir os mesmos resultados em termos de segurança, qualidade e eficácia de um medicamento existente, já aprovado pelos órgãos reguladores. Eles são medicamentos biológicos, enquanto os genéricos são produzidos por síntese química. Nos termos do Capítulo V da RDC 55/2010, o pedido de registro de produtos biológicos pela via de desenvolvimento por comparabilidade (biossimilares) devem apresentar uma série de estudos comparativos.

Desde 2022, a Anvisa vem coletando informações a respeito dos percalços para o desenvolvimento e a aprovação de biossimilares no Brasil. Naquele ano, uma consulta foi dirigida ao setor produtivo, por meio do Edital de Chamamento nº 15 de 07/11/2022. Mais recentemente, a necessidade de modernização da RDC 55/2010 a fim de seguir uma tendência internacional de flexibilização dos critérios para registro ganhou mais força, após a realização de um Diálogo Setorial. A partir do estudo das informações coletadas, foi elaborado um projeto de regulamentação que foi encaminhado para o escrutínio da Diretoria Colegiada.

A proposta da consulta pública tem por objetivo simplificar o processo de desenvolvimento e registro, reconhecendo a possibilidade de dispensar etapas ou estudos específicos quando tecnicamente plausível. A ideia é descomplexificar o procedimento de regulamentação para registrar o biossimilar, começando com a revogação do capítulo V da RDC 55/2010.

A Anvisa entende que esta mudança trará benefícios não somente para as empresas que estão solicitando o registro do produto, mas também para o mercado; uma vez que com a simplificação do procedimento, haveria a possibilidade de ampliação de desenvolvimento de novos biossimilares disponíveis para a sociedade. Sendo assim, um ciclo positivo seria gerado, permitindo a redução de custos ao sistema de saúde, e também contribuindo com os propósitos do Complexo Econômico e Industrial da Saúde (Ceis).

Nos termos do voto da Diretora da Segunda Diretoria, Sra. Meiruze Souza Freitas, a proposta de agilização desse processo possibilitará uma nova colocação ao mercado brasileiro em termos de números de registros de medicamentos a nivel mundial. O Brasil, que hoje tem 51 medicamentos biossimilares registrados e 30 produtos em espera para análise ou aguardando a finalização da análise pela área técnica da Anvisa, atingiria a segunda posição em número de registros no ranking mundial; e estaria atrás somente da Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency – EMA).

Tendo em vista a importância do tema, é fundamental que as empresas interessadas ofereçam contribuições à referida consulta pública, que tem um prazo anunciado de 45 dias de duração (ainda sem a confirmação da data exata de encerramento), e não percam a oportunidade de manifestarem suas opiniões e apresentarem dados à Agência que corroborem a importância de os critérios de registro atualmente em vigor serem mantidos ou flexibilizados em certa medida.

Para mais conteúdos relacionados à Anvisa e outros desdobramentos quanto à Consulta Pública, não hesite em nos contatar no e-mail: regulatorio@kasznarleonardos.com.

Voltar

Últimas notícias relacionadas

2 de fevereiro de 2026

MP nº 1.335/2026: Novos marcos na proteção de Marcas na Copa do Mundo Feminina FIFA 2027

A recente publicação da Medida Provisória nº 1.335/2026, ainda pendente de apreciação pelo Congresso Nacional, introduz um regime jurídico diferenciado que altera MP nº 1.335/2026: Novos marcos na proteção de Marcas na Copa do Mundo Feminina FIFA 2027

Ler notícia

17 de dezembro de 2025

Requerimentos de exame prioritário, incluindo PPH, serão temporariamente suspensos no Brasil para casos de Telecomunicações

Por meio da Portaria 17/2025, publicada em 16 de dezembro de 2025, o INPI anunciou que os requerimentos de exame prioritário, incluindo Requerimentos de exame prioritário, incluindo PPH, serão temporariamente suspensos no Brasil para casos de Telecomunicações

Ler notícia

9 de dezembro de 2025

Revendas Falsas de Software: Um Risco Crescente para Usuários e uma Nova Frente na Proteção de Direitos

Durante anos, a pirataria de software esteve fortemente associada ao download de versões “crackeadas” ou não autorizadas em sites que ofereciam esse Revendas Falsas de Software: Um Risco Crescente para Usuários e uma Nova Frente na Proteção de Direitos

  • Kasznar Leonardos
  • Ler notícia