Notícias

Artigos

CPI da Pirataria combate comercialização de produtos ilegais

O comércio de produtos ilegais (piratas e contrabandeados) é uma das principais fontes de arrecadação do crime organizado no país. Além de infringir os direitos de proprietários sobre o produto ou a marca, a pirataria também impacta diretamente a economia nacional. Diante da gravidade do tema no contexto brasileiro, a Câmara Municipal de São Paulo instaurou em 2021 a CPI da Pirataria, cujo objetivo é investigar as raízes desse problema.

Nosso sócio Rafael Lacaz Amaral e a advogada Raquel Corrêa Barros detalharam os desdobramentos da operação – que inicia sua segunda etapa neste mês – em um novo artigo publicado no Migalhas, além de explicar sobre como a conscientização é fundamental para reverter esse cenário. Para ler o artigo na íntegra, acesse o link.

Voltar

Últimas notícias relacionadas

28 de janeiro de 2026

Dia Internacional da Proteção de Dados: Entre a Maturidade Regulatória e os Novos Desafios da Inteligência Artificial

O Dia Internacional da Proteção de Dados, celebrado em 28 de janeiro, vai além do simbolismo. A cada ano, a data reforça Dia Internacional da Proteção de Dados: Entre a Maturidade Regulatória e os Novos Desafios da Inteligência Artificial

Ler notícia

14 de janeiro de 2026

IAs generativas podem gerar estado da técnica de patentes?

Nosso sócio Tarso Machado e o especialista Rafael Costa publicaram artigo na 23ª edição da Revista Iberoamericana da Propriedade Intelectual discorrendo sobre IAs generativas podem gerar estado da técnica de patentes?

Ler notícia

12 de novembro de 2025

A responsabilidade das instituições educacionais na prevenção ao uso de software pirata por seus alunos

O ambiente acadêmico é um espaço essencial para a formação de profissionais e cidadãos conscientes, motivo pelo qual o respeito à legalidade A responsabilidade das instituições educacionais na prevenção ao uso de software pirata por seus alunos

  • Kasznar Leonardos
  • Ler notícia