Notícias

Artigos

Desafios para o Brasil, em 2021, nas patentes de biodiversidade e biotecnologia

Nosso país sofre, há 8 (oito) anos, de um declínio constante no número de pedidos de patente depositados no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Em 2013 foram protocolados 34.050 pedidos de patente, e, em 2020, a estimativa é que o INPI tenha recebido aproximadamente 27.000 pedidos de patente, ou seja, uma redução de 20% no período.
 
Enquanto isso, no resto do mundo, houve um crescimento constante dos pedidos de patente, e a tendência é que esse incremento continue a ocorrer. O que, então, estamos fazendo errado? Diversas coisas, mas, com alguns ajustes em nossa legislação, podemos começar a reverter esse quadro.
 
Não trataremos, aqui, dos ataques ao sistema de patentes feitos por alguns setores da indústria farmacêutica, os quais contribuem para uma imagem negativa de nosso país na atração de investimentos externos.
 
Para ler o artigo na íntegra, acesse o site.
Voltar

Últimas notícias relacionadas

22 de novembro de 2021

O touro indomável da Bolsa e os direitos autorais

Sim, o título deste pequeno texto é inspirado no nome em português da magistral obra audiovisual dirigida por Martin Scorsese, exibida nos O touro indomável da Bolsa e os direitos autorais

Ler notícia

16 de setembro de 2021

Contagem do prazo prescricional: violação de direitos autorais na internet

Nosso sócio Rafael Lacaz e nossos colegas de Antipirataria & Compliance Ana Clara Farias e Victor Lima explicaram como corre o prazo prescricional de violações de direitos autorais praticadas na internet, em artigo publicado no Migalhas.

Ler notícia

1 de setembro de 2021

Tecnologia blockchain aplicada ao segmento joalheiro

Em artigo publicado no Migalhas, nossas advogadas Isabella Estabile e Nicole de Alencar comentaram os efeitos da tecnologia blockchain no mercado joalheiro.

Ler notícia